Em pesquisas com seres humanos não se pode considerar como inexistente um risco desconhecido, ou seja, do qual não temos ainda as possíveis dimensões de sua ocorrência. Por isso, se fazem necessários procedimentos de análise prévia e prevenção de riscos para que não haja prejuízos à vida humana. Essa avaliação de risco relaciona-se com o Princípio da:
Soluções para a tarefa
Quando não se pode descartar a existência de um risco e nem prever as dimensões de seu alcance é necessário fazer uma análise prévia e buscar uma prevenção para que não haja prejuízos à vida humana. Essa avaliação de risco relaciona-se ao Principio da Precaução.
Princípio da Precaução
O Princípio da Precaução afirma que quando não existe uma certeza científica formal, e há a existência de um risco de um dano sério ou irreversível é necessário que se implemente medidas que possam prever este dano.
Essa avaliação de risco e adoção de medidas preventivas consistem em precauções e garantias contra os riscos que podem ocorrer, em decorrência da falta de conhecimento sobre o que ainda não pode ser identificados ou definido.
Esse princípio é bem utilizado na área da saúde. Em pesquisas com seres humanos a integridade do indivíduo deve estar acima do interesse da sociedade ou seja nenhum dano previsível pode ser imposto a um participante de uma pesquisa, mesmo que haja o potencial de um grande benefício social.
Assim podemos concluir que pelo principio da precaução sempre que houver um risco de dano medidas preventivas devem ser tomadas a fim de evitar que qualquer coisa ruim aconteça.
Aprenda um pouco mais sobre o princípio da precaução aqui: brainly.com.br/tarefa/22400853
#SPJ2