Em períodos muito chuvosos, os condutores de veículos precisam tomar algumas providências, como proceder à cristalização do para-brisa dos carros. Tal procedimento consiste em aplicar sobre o vidro produtos que têm a função de impedir que a superfície fique embaçada, diminuindo a visibilidade do motorista. Após a cristalização, gotas de chuva que caem sobre o para-brisa adquirem forma esférica e chegam a rolar vidro acima quando o carro está em movimento. O fenômeno descrito no texto ocorre porque
Soluções para a tarefa
A visibilidade é fundamental para a boa condução de um veículo, fundamental para a segurança de motoristas, outros ocupantes do veículo e condutores de outros carros.
Porém, as condições climáticas podem trazer grandes dificuldades para a visibilidade dentro de um carro. Essas dificuldades se acentuam no inverno, período propício para intempéries mais frequentes e, naturalmente, com menor luminosidade durante o dia.
Mais segurança ao volante
Nessas circunstâncias uma resposta eficiente e segura é a cristalização dos vidros de seu automóvel. Este procedimento aumenta a visibilidade do motorista e sua segurança nos dias de chuva.
Diferente do que aparenta aos nossos olhos, a superfície de um vidro não é lisa. Pelo contrário, trata-se de uma superfície cheia de ranhuras, áspera. E nessas ranhuras se infiltram as gotas d’água vindas das chuvas.
Com a infiltração da água no vidro do carro, as luzes quando penetram o vidro, saem difusas na parte de dentro do automóvel. Com isso, distorcendo as imagens e dificultando a visibilidade do condutor do veículo.