História, perguntado por juliocesardelimajuni, 8 meses atrás

em pelo menos 5 linhas explique o que eram as cidades-estados da Grécia . cite exemplos e explique e como era a sociedade é politica em pelo menos duas cidades-estados grega


juliocesardelimajuni: por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por rekaw
2

Resposta:

O termo cidade-Estado significa cidade independente, com governo próprio e autônomo, sendo comum, esta denominação, na antiguidade, principalmente na Grécia Antiga, tais como Tebas, Atenas e Esparta. Mais tarde as cidades-Estado e suas ligas, também vieram a fazer um papel importante na península Itálica.

Atenas: Atenas foi uma das principais cidade-estado na Grécia Antiga durante o grande período da civilização grega, no primeiro milênio a.C., durante a "Idade do Ouro" da Grécia (aproximadamente 500 a.C. até 300 a.C.) ela era o principal centro cultural e intelectual do Ocidente, e certamente é nas ideias e práticas da Antiga Atenas que o que nós chamamos de "civilização ocidental" tem sua origem. Após seus dias de grandiosidade, Atenas continuou a ser uma cidade próspera e um centro de estudos até o período tardio do Império Romano. As escolas de filosofia foram fechadas em 529 depois que o Império Bizantino foi convertido para o cristianismo. Atenas perdeu bastante o seu status e se tornou uma cidade provinciana.

Esparta: Esparta se localizava na região da Lacônia e portanto não tinha contato direto com o Mar Mediterrâneo. Desenvolveu-se assim de maneira bem diferente de Atenas, pois não tinham no comércio sua principal atividade. Mas suas terras eram férteis e ali eles plantaram lavouras e criaram animais. Também desenvolveram uma cultura totalmente voltada para o militarismo.

Fundada pelos dórios, um povo indo-europeu, durante o século IX a.C, Esparta era uma cidade totalmente diferente de todas de sua época. Semelhava-se mais a um acampamento militar do que uma cidade propriamente dita. E essa era justamente a principal característica dos espartanos: os seus valores militaristas.

Os soldados serviam ao exército dos 20 aos 40 anos e eram proibidos de exercer qualquer outra profissão. Às mulheres cabia a tarefa de gerar indivíduos saudáveis para o combate, garantindo um futuro de glórias e conquistas.

O objetivo da educação espartana era transformar seus cidadãos em guerreiros fortes, obedientes e competentes. Foi por meio da guerra que Esparta conquistou diversos territórios.

A sociedade era dividida em espartanos, descendentes dos dórios e únicos a ter direitos políticos, periecos, descendentes dos aqueus que exerciam atividades ligadas ao comércio e artesanato, e os hilotas, escravos de guerra.

Explicação:


juliocesardelimajuni: obrigado me ajudou muito
rekaw: tmj manin
Perguntas interessantes