Química, perguntado por pedr098, 10 meses atrás

Em países, se deixarmos um automóvel parado ao relento, durante numa noite de inverno, a água do radiador poderá solidificar-se (congelar), arrebentando o próprio radiador ou outras partes do sistema de arrefecimento. Para evitar que isso ocorra, costuma se adicionar etilenoglicol à água do radiador. O que acontece quando adiciona-se etilenoglicol na água do radiador? Qual o nome desse efeito coligativo?

Soluções para a tarefa

Respondido por cristeixeira1
1

Resposta:

O etileno glicol é capaz de fazer pontes de hidrogênio com a água, o que resulta em um abaixamento da temperatura de congelamento - pode-se dizer que a interação dos dois dificulta a "organização" para a formação de um sólido, o que resulta em um ponto de congelamento que é menor que o das duas substâncias separadas. As mesmas pontes de hidrogênio, e a diluição, diminuem a pressão de vapor da água e fazem com que a temperatura de ebulição seja intermediária - maior que a da água e menor que a do etileno glicol. O nome  dado a essa propriedade coligativa é crioscopia ou criometria.

Explicação: As mesmas pontes de hidrogênio, e a diluição, diminuem a pressão de vapor da água e fazem com que a temperatura de ebulição seja intermediária - maior que a da água e menor que a do etileno glicol. Outras misturas apresentam esse tipo de comportamento, por exemplo, a mistura álcool-água: destilados com mais de 38% de etanol não congelam em freezers comuns, exigindo temperaturas inferiores a -20o.

Perguntas interessantes