Biologia, perguntado por renan1983, 9 meses atrás

Em países onde temos temperaturas abaixo de 0 graus Celsius, a prática de patins sobre o gelo é muito comum nos lagos, lagoas e rios congelados, porém, é muito comum os acidentes com os patinadores quando o gelo vai ficando fino e quebradiço. Em alguns acidentes a vítima acaba indo para o fundo do lago, devido ao peso dos patins, ficando lá por muitos minutos até o resgate chegar, e comumente as pessoas são salvas sem nenhum tipo de lesão cerebral. Sabemos que em condições normais de temperatura nós ficamos de 3 a 5 minutos no máximo sem respirar, depois o cérebro fica comprometido e a chance de óbito é grande. Explique como uma pessoa pode passar vários minutos sob a água fria de um lago, e não morrer?​

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
1

Uma pessoa poderia passar vários minutos sob a água fria de um lago, e não morrer de acordo com vários fatores, como por exemplo:

  • A capacidade de aguentar baixas temperaturas
  • Características físicas
  • Treinamento
  • A exposição ao frio,  que será maior se o indivíduo viver em temperaturas constantemente baixas.
  • O tipo de roupas que usa.

De acordo com a ciência a perda de calor na água é muito maior se a pessoa se movimenta constantemente, porque dissipa  a camada de água que foi aquecida e a substituindo por uma  camada de água fria nova.

Então sabendo isso, podemos dizer que no caso dos patinadores de gelo, eles estão submetidos constantemente a essas condições de frío criando uma maior resistência e adaptação, o que facilita  passar vários minutos sob a água fria de um lago, e não morrer.

Perguntas interessantes