em "oceano", o mar aparece para simbolizar a profundidade de um sentimento, e eu o utilizei não como substantivo, mas como verbo: “você deságua em mim e eu oceano”. quando descobri essa forma, fiquei muito feliz, porque é um achado maravilhoso. viana, c. "djavaneando" na linguagem. revista língua portuguesa, ano 5, n. 66, abr. 2011. no texto anterior, trecho de entrevista concedida em 2013, djavan discorre sobre uma das características específicas da linguagem literária, a qual consiste na
Soluções para a tarefa
Encontrei as alternativas completas pra você, segue abaixo:
a) Possui grande compromisso com a clareza e a objetividade, podendo ser encontrada em reportagens, notícias, manuais de instrução e outros textos cuja principal característica seja a informatividade.
b) O discurso literário, diferentemente do discurso adotado em nosso dia a dia, pode apresentar diversos recursos estilísticos capazes de oferecer múltiplas leituras e interpretações.
c) Uma das principais características da linguagem literária é a liberdade criativa, permitindo que o artista desvincule-se dos padrões convencionais da língua, bem como da gramática normativa que a rege.
d) A complexidade da linguagem literária é notada no uso de conotações e metáforas, nas quais as palavras extrapolam seu nível semântico.
Diante disos, podemos compreender que a alternativa a ser assinalada por estar incorreta em se tratando dos textos literários certamente compreender a letra a. Isso porque podemos evidenciar que os textos literários são caracterizados como subjetivos.
Isto é, não apresentam qualquer obrigatoriedade de relação com os reais fatos, ou ainda com a transparência de fatos reais. Logo, letra a está incorreta.