Em nosso dia a dia, muitas vezes, é comum ouvirmos pessoas dizerem não gostar de política. Quando isso ocorre, certamente estão se referindo ao ato corrupto que ocorre no meio político. A partir de um olhar mais atento, temos que entender e distinguir as ações do político com as do politiqueiro, separar política de politicagem. Embora o conceito de política esteja ligado ao poder, todos nós fazemos política, ou seja, as nossas ações são políticas. A partir dos conhecimentos sobre as relações entre política e filosofia política, analise as afirmativas a seguir, marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) As pessoas geralmente têm tendência a não gostar de política porque conhece na íntegra o seu verdadeiro sentido. ( ) O conceito grego de política como esfera de realização do bem comum se tornou um conceito clássico e permanece até nossos dias, mesmo que seja como um ideal a ser alcançado. ( ) Para Aristóteles, a política era uma continuação da ética, só que aplicada à vida pública. ( ) O conceito moderno de política está estreitamente ligado ao poder, segundo Norberto Bóbbio. Agora, marque a sequência correta:
Selecione uma alternativa:
a)
F – V – V – V.
b)
V – F – V – V.
c)
V – V – F – V.
d)
V – V – V – F.
e)
V – V – V – V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta: a) F-V-V-V
Explicação:
• A primeira sentença poderia ser considerada verdadeira se negasse a afirmação, ou seja, que as pessoas “têm tendência a não gostar de política porque [não] conhece[m] na íntegra o seu verdadeiro sentido.” Da forma como está no texto, é Falso.
• A segunda sentença é coerente com o conceito grego de Política e também com o que se deseja que seja praticado, apesar das distorções que ocorrem na realidade. Portanto, Verdadeiro.
• A terceira sentença é correta posto que, para Aristóteles a Ética refere-se à moral individual, enquanto que a Política, à moral social. Verdadeiro.
• A quarta sentença é verdadeira, pois Bóbbio associa a política ao conceito de poder. Verdadeiro.
Respondido por
1
Resposta:
Alternativa A
F V V V
Perguntas interessantes