Em nossa fala quotidiana, costumamos usar os termos linguagem e língua de modo muitas vezes indistinto. Entretanto, trata-se de conceitos diferentes, embora intimamente relacionados. Leia as afirmações abaixo (I–IV) sobre os conceitos de linguagem e língua, e assinale a alternativa (a—e) correta.
I – A linguagem é uma característica humana universal, visto que utiliza todos os códigos, signos, sinais para que sejam expressados pensamentos, percepções e sentimentos e para que a comunicação seja efetivada.
II – A língua constitui-se por dois componentes: (1) um repertório/conjunto de signos que vão compô-la; (2) as regras de combinação dos elementos contidos no repertório. Estas regras incluem: as regras de organização dos sons e suas combinações, as regras que determinam a organização interna das palavras, e as regras que especificam a forma como serão ordenadas as palavras e a diversidade de tipos de frase.
III – As línguas são sistemas organizados de sons e sinais. Todas as línguas têm uma estrutura própria para combinar os signos linguísticos.
A - Apenas a alternativa I está correta.
B - Apenas a alternativa II está correta.
C - Apenas a alternativa III está correta.
D - Todas as alternativas estão corretas.
E - Apenas as alternativas I e II estão corretas.
Soluções para a tarefa
Os conceitos de linguagem e língua estão presentes em D: Todas as alternativas estão corretas.
I. Verdadeira. A linguagem é universal, é caracterizada pela compreensão dos seres humanos em entender e desenvolver a língua de diferentes maneiras, seja na música, no diálogo, etc.
II. Verdadeira. A língua consiste na divisão de conjunto/repertório de signos e nas regras que devem ser adotadas para o repertório. Significa a organização dos elementos (sons e gestos) para estabelecer a comunicação.
III. Verdadeira. A língua é constituída por um sistema de sons e gestos, e cada língua tem sua própria estrutura, como a língua portuguesa, língua inglesa, etc.
Abraços!
Resposta:
D
Explicação:
Usamos todos os termos de língua e linguagem em nossa fala cotidiana de modo muitas vezes indistintamente.