Pedagogia, perguntado por magdasantoslindaap, 11 meses atrás

Em nossa aula de estudo de caso, disponibilizada para acesso no ambiente, é possível conhecer a “Vô Dita”, uma senhora mineira que conta e encanta as crianças com sua capacidade de contar uma história. Por meio desta personagem, conhecemos um pouco mais sobre o trabalho com a contação de histórias. Neste contexto, reforça-se à seguinte ideia: “ler história para crianças é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, com a ideia do conto ou com o jeito de escrever do autor, poder inserir-se nas brincadeiras das personagens, vivenciar a história adentrando em um mundo de fantasias. Sentir o que as personagens sentem, passar pelos perigos, tristezas, incertezas e também por suas vitórias e alegrias. Além disso, o contato com a literatura infantil faz com que o interesse pela leitura se aguce e que a criança, quando mais tarde, for solicitada leituras mais complexas, sejam elas de textos didáticos ou até mesmo os clássicos da literatura, esteja preparada para isso”. 

A proposta para esta questão é que você retome esta aula de estudo de caso e, tendo em vista a importância do contar e ouvir histórias, apresente suas considerações acerca desta estratégia, ou seja, você entende que é importante que o professor tenha habilidades de contar história para os alunos. Como você pensaria um ambiente favorável para isto? Descreva em no mínimo 10 e no máximo 15 linhas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
20

O ato de contar histórias na educação é favorável já que estimula a ludicidade.

Um outro ponto interessante está justamente no fato da educação infantil dialogar de forma positiva com jogos, brincadeiras, contos entre outros pontos.

A leitura, dramatização e o ato de contar histórias dentro da literatura infantil, são utilizados para o entretenimento das crianças, onde nessa fase, desenvolvem com maior aptidão sua criatividade e capacidade de absorção de informações para assim aplicar em sua formação.

A dramatização seria mais uma forma de interagir com as crianças, assim como a leitura, fortalecendo cada vez mais o vínculo entre a obra e o público infantil.

Perguntas interessantes