"Em muitos reinos sudaneses, sobretudo entre os reis e as elites, o islamismo foi bem recebido e conseguiu vários adeptos, tendo chegado à região da savana africana, provavelmente, antes do século XI, trazido pela família árabe-berbere dos Kunta. (...) O islamismo possuía alguns preceitos atraentes e aceitáveis pelas concepções religiosas africanas, (...) associava as histórias sagradas às genealogias, acreditava na revelação divina, na existência de um criador e no destino. (...) O escritor árabe Ibn Batuta relatou, no século XIV, que o rei do Mali, numa manhã, comemorou a data islâmica do fim do Ramadã e, à tarde, presenciou um ritual da religião tradicional realizado por trovadores com máscaras de aves."
Considerando o trecho e os conhecimentos sobre a história da Africa, explique o contexto histórico desse continente na época dos reinos africanos e atualmente.
Soluções para a tarefa
Resposta: D
Explicação:
A questão remete à expansão do Islamismo no continente Africano. Após a morte de Maomé em 632 sua família assumiu o poder através do “Califado legítimo ou perfeito”. Em 660 começou a dinastia Omíada, 661-750, com uma forte expansão para o ocidente apoiado no “djihad”, ou a guerra santa. Em 750 a família Abássida assumiu o poder destronando os Omíadas. O Islamismo respeitava as culturas e religiões locais (conforme sugere o texto). Havia acordos econômicos entre líderes islâmicos com as lideranças locais, atrativos econômicos favoreciam o processo de conversão ao islamismo.
O continente africano era muito diversificado, com muitos grupos culturais diferentes. As pessoas que viviam no norte da África eram árabes e de língua berbere. As pessoas na região do Sahel eram africanos negros. Muitos desses grupos praticavam o cristianismo, o judaísmo ou o islamismo como religião minoritária.
Como aconteceu a expansão do Islã na África?
- O Islã se espalhou na África como resultado de vários fatores. Um dos principais fatores é o comércio. O Islã foi trazido para a África por comerciantes muçulmanos, que se engajaram no comércio com as comunidades africanas;
- Além disso, o Islã também foi difundido através dos ensinamentos dos mestres sufis que vieram da Arábia e de outras partes do Oriente Médio. Os mestres sufis costumavam viajar para várias partes da África e pregar o Islã às populações locais.
Como resultado, os comerciantes puderam introduzir o Islã nas comunidades locais, bem como estabelecer-se nessas comunidades construindo mesquitas e morando lá com suas famílias.
Saiba mais sobre a introdução do islamismo no continente africano em: https://brainly.com.br/tarefa/6442241
#SPJ2