Em muitos países ocidentais, principalmente na América Latina, a democracia representativa mostrou-se incapaz de fazer com que os governos agissem de acordo com os interesses da maioria dos cidadãos. Então a democracia participativa surgiu como uma alternativa de superação das deficiências do sistema representativo, pois não são necessariamente antagônicas. Sobre a democracia participativa, assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Precisamos das alternativas para podermos ajudar.
Em muitos países ocidentais, como na América Latina, uma democracia representativa mostra-se incapaz de fazer que os governos agissem de acordo com os interesses da maioria dos cidadãos. Então, a democracia participativa surgiu como alternativa de superação das deficiências sistema representativo, já que dois não são necessariamente antagônicos. Suas principais propostas buscam ampliar a participação cidadã nos assuntos públicos e reduzir a distância entre representantes e representados. Apesar de não ser amplamente adotado, a democracia participativa propiciar uma ação política mais igualitária, baseada em grande número de grupos sociais, que articulados a rede, contribuem para orientar as ações governamentais no sentido de atender às necessidades da maioria dos cidadãos. Podemos afirmar que a democracia participativa: A alternativa errada é
a)Um dos exemplos desse modelo de democracia é o orçamento participativo, que tem o intuito de sujeitar o uso dos recursos municipais à opinião pública.
b)Por meio de reuniões comunitárias, propostas são coletadas, prioridades são votadas e, com base nessas emendas, é elaborada a Lei Orçamentária Anual (LOA), que depois é encaminhada ao Poder Legislativo para votação.
c)Nesse caso, a sociedade civil passa a preencher espaços que antes eram ocupados por uma elite burocrática, muitas vezes distante da realidade da população local e que atende a outros interesses.
d)A democracia participativa é exercida por mecanismo que busca diminuir a participação social.
e)Essa maneira de atuação do cidadão procura superar falhas do modelo representativo, já que este se tornou um método de formação do governo quando este deveria ser uma prática social que inserisse na política os atores sociais excluídos.