Em Minas Gerais, o Queijo Minas Artesanal sobreviveu às pressões da modernização dos processos de produção, não só pelo apego às tradições, mas também pelo isolamento das propriedades produtoras, o que contribuiu para que se preservassem produtos com características próprias e de imenso valor cultural e econômico. Embora muito apreciados, estes queijos nem sempre apresentaram garantia de segurança alimentar e sua comercialização se fazia de maneira clandestina, com produtos não inspecionados e sem controle de qualidade. Para a continuidade dessa atividade foram necessárias ações envolvendo toda a cadeia produtiva.
Considerando a situação apresentada, avalie as afirmações:
I. Os produtores artesanais de queijo minas necessitam de uma licença de funcionamento obtida através da Vigilância Sanitária.
II. Se o queijo minas for comercializado diretamente com o consumidor, o produtor não precisa possuir licença de funcionamento.
III. Por se tratar de produto artesanal, o queijo minas não precisa obedecer normas higiênicas e sanitárias como os produtos industrializados.
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III,
biotecman:
up
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
1 apenas
Explicação:
Por mais que o modo de preparo do queijo minas artesanal seja um dos Patrimônios Imateriais de Minas Gerais, pois significa mais do que um simples alimento. É um produto local, artesanal, e que carrega consigo muitas histórias. Mas ainda assim precisa demonstrar também que cumpre com exigências sanitárias, de higiene e de saúde dos animais, a partir dos quais o leite é produzido. A propriedade deve ter certificação de vacinação contra brucelose e tuberculose. As ordenhas precisam ser separadas do local do armazenamento, entre outros.
Respondido por
1
Resposta:
1 apenas
Explicação:
Os produtores artesanais de queijo minas necessitam de uma licença de funcionamento obtida através da Vigilância Sanitária.
Perguntas interessantes