Em meados da década de 1960 um grupo de consultores organizacionais e professores de universidades americanas
percebeu que havia profundas mudanças no ambiente mundial, em especial no contexto norte-americano. Os Estados
Unidos passavam por uma fase pós-industrial, com desenvolvimento de tecnologias explodindo em diversas áreas do
conhecimento, movimentos estudantis, guerra do Vietnã, conflitos sociais e raciais crescentes e problemas de desemprego.
A situação não era boa, com turbulências de alta complexidade na economia americana.
As organizações ficaram estagnadas e atônitas diante de tantas ocorrências turbulentas. Foi justamente nesse contexto que o DO surgiu como uma resposta aos problemas que assustaram o cenário americano.
Identifique as características do Desenvolvimento Organizacional.
I - Desenvolvimento de uma Estratégia Organizacional, acompanhada de planejamento na mudança focada nas pessoas, com especial cuidado aos valores, atitudes e relações.
II - A proposta de mudanças deve estar diretamente relacionada a problemas específicos enfrentados dentro do ambiente organizacional, classificados em três categorias: a) Problemas de crescimento, identidade e revitalização. b) Problemas de satisfação e desenvolvimento humano. c) Problemas de eficiência organizacional.
III - Definir estratégia organizacional a partir de experiência de Feedback positivo comprovado anteriormente. Só é possível avançar considerando o que já foi experimentado, conhecido e executado.
IV - Os agentes de mudança são, muitas vezes, externos às organizações.
V - Estabelecer sistemática de proximidade e colaboração entre o consultor e os membros de atendimento ao cliente.
VI - As pessoas chamadas "agentes de mudança" geralmente estão alinhadas a uma única filosofia social, um conjunto de valores sobre a realidade e as organizações humanas, em especial.
Soluções para a tarefa
As afirmativas I, II, V e VI estão corretas.
As mudanças nos planos de desenvolvimento organizacional são mudanças de longo prazo, não podem ser feitas de forma rápida, o problema das vendas deverá ser resolvido de alguma forma pelos colaboradores.
O processo de mudança é um planejamento estratégico onde o indivíduo (pessoa física ou jurídica) busca mudar algo com a qual se está insatisfeita, seja para a aumentar as capacidades ou buscar uma melhor forma de se tornar melhor, seja através da produção, de novos métodos, meio, ideias, conceitos ou tecnologias.
Espero ter ajudado!
Resposta: Todas as afirmativas são verdadeiras
Explicação: 5.2.1 Características do Desenvolvimento Organizacional
Aprofundando a questão, Bennis propõe as seguintes características que identificam o DO:
I. Desenvolvimento de uma Estratégia Organizacional, acompanhada de planejamento na mudança focada nas pessoas, com especial cuidado aos valores, atitudes e relações.
II. A proposta de mudanças deve estar diretamente relacionada a problemas específicos enfrentados dentro do ambiente organizacional, classificados em três categorias:
a) Problemas de crescimento, identidade e revitalização.
b) Problemas de satisfação e desenvolvimento humano.
c) Problemas de eficiência organizacional.
III. Definir estratégia organizacional a partir de experiência de Feedback positivo comprovado anteriormente. Só é possível avançar considerando o que já foi experimentado, conhecido e executado.
IV. Faz-se relevante citar que os agentes de mudança são, muitas vezes, externos às organizações. Essa afirmação vem de encontro com o dito popular de que “santo de casa não faz milagre”. Um consultor externo, por não estar envolvido emocionalmente com as disputas internas da organização, tem mais condições de se fazer ouvir pela direção e auxiliar nas alternativas de desenvolvimento organizacional.
V. Estabelecer sistemática de proximidade e colaboração entre o consultor e os membros de atendimento ao cliente. Onde existe baixa confiança, ocorre baixo grau de colaboração. A proximidade na relação do consultor externo com os componentes do sistema-cliente poderá contribuir positivamente na eficiência da estratégia.
VI. As pessoas chamadas “agentes de mudança” geralmente estão alinhadas a uma única filosofia social, um conjunto de valores sobre a realidade e as organizações humanas, em especial