Em meados da década de 1450, só era possível reproduzir um texto copiando-o à mão, e, de repente, uma nova técnica, baseada nos tipos móveis e na prensa, transfigurou a relação com a cultura escrita. O custo do livro diminuiu, através da distribuição das despesas pela totalidade da tiragem, muito modesta aliás, entre mil e mil e quinhentos exemplares. Analogamente, o tempo de reprodução do texto foi reduzido graças ao trabalho da oficina tipográfica. Contudo, um livro manuscrito (sobretudo nos seus últimos séculos, XIV e XV) e um livro pós-Gutemberg baseavam-se nas mesmas estruturas fundamentais — as do códex.
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador - conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Editora Unesp, 1998 (adaptado).
A partir do excerto de Roger Chartier e considerando as mudanças ocorridas na cultura escrita europeia com a invenção da imprensa, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Embora a invenção da imprensa por Gutemberg, no século XV, tenha transformado a forma como os livros eram produzidos, não se pode falar de ruptura, mas de mudanças e continuidades entre a cultura do manuscrito e a cultura do impresso.
PORQUE
II. Livros impressos e manuscritos mantiveram características do códex, como, por exemplo, a forma como as folhas são dobradas, o que determina o formato do livro e a sucessão dos cadernos, que, por sua vez, são montados, costurados uns aos outros e protegidos por uma encadernação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
E)
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
Olá ! A alternativa que mais se encaixa é a A.
Explicação:
Pode se notar a questão da permanência quando no final do texto é dito "Contudo, um livro manuscrito (sobretudo nos seus últimos séculos, XIV e XV) e um livro pós-Gutemberg baseavam-se nas mesmas estruturas fundamentais — as do códex." sendo assim, as estruturas representam a continuidade.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
ENEM,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás