Biologia, perguntado por VidahLetícia, 1 ano atrás

Em Janeiro de 2004, em uma cidade litorânea do Sul do Brasil, foram registrados 100 casos de gastroenterite. Todas as pessoas haviam tomado, na praia sorvete de fabricação caseira, de uma mesma microindustria. O surto provocou uma estimativa total de 500 casos na região, naquela temporada os serviços de saúde que atenderam os pacientes suspeitaram imediatamente do sorvete.
a) Por que o sorvete foi apontado como causa da gastrenterite?
b) De onde podem ter provindo as bactérias?
c) apresente dois tipos de medidas cabíveis em uma situação como esta.

Soluções para a tarefa

Respondido por emelayne43
54
a)Por ser caseiro e ter mais em comum as pessoas que enjeriram, o sorvete caseiro foi apontado pelo causador.

b)Da fabricação ou do tipo de conservação dela, citando exemplo... Você tem duas maçãs, uma você coloca em um local limpo e a outra em uma caixa de isopor mais ou menos suja, sabemos que o sol (o calor dele para ser exata) faz as bactérias se proliferarem. o isopor onde contem a maça (e com certeza o sorvete também estava em um isopor) ajudaram a proliferar a bactéria que causou a gastroenterite, que no caso a maça ficaria contaminada e poderia ter os mesmos resultados ou outra virose dependendo da bactéria do local em que se contamina.

c)A conservação ideal seria uma prevenção, mais após isso acontecer, creio eu que a parada de venda e consumo do sorvete seria a primeira medida, a segunda seria a isolação das bactérias que provocaram a virose para não se espalharem e assim por final a medida cabível é um pronto atendimento pois as bactérias também podem passar de pessoa a pessoa. 
Perguntas interessantes