Um agricultor reservou uma pequena parte do seu terreno para o plantio de feijão e a maior parte para o cultivo de milho colheu um pouco de feijão mais o milho não produziu praticamente nada consultou um técnico que lhe sugeriu após análise do solo que plantas se no terreno uma leguminosa não comestível, conhecida como "feijão de porco". Essas plantas depois que descem frutas que deveriam ser cortadas e misturadas com a terra, pensando no plantio do milho no ano seguinte. Por que o técnico sugeriu que ele plantas se uma leguminosa e por que a planta depois de cortado deveria ser incorporada ao solo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O método utilizado deve ser o da estimativa da biomassa microbacteriana.
O método de estimativa da biomassa microbacteriana consiste em coletar amostras do solo em questão da profundidade aproximada de 05 – 10 cm, peneirar as amostras mantendo a umidade do momento da coleta, na refrigeração (mais ou menos 4 graus Celsius). O método para quantificação da biomassa pode ser o da microscopia direta, do trifosfato de adenosina, da respiração induzida pelo substrato, da fumigação-incubação e da fumigação-extração.
Explicação:
O método da microscopia direta consiste em fazer uma diluição da amostra do solo e espalhar uma camada fina em uma lâmina de vidro e, após a fixação e coloração do esfregaço, a contagem dos micro-organismos pode ser feita no microscópio. Deve ser utilizado como princípio básico da metodologia a estimativa da biomassa microbiana através do biovolume dos micro-organismos, havendo a necessidade de se estimar a densidade específica e do conteúdo de umidade dos micro-organismos para a conversão do biovolume e da biomassa.