Administração, perguntado por fofuchaS1192, 6 meses atrás

Em geral, a respeito do sucesso na seleção de pessoas, é a verificação de compatibilidade do candidato com a empresa. Essa compatibilidade abrange questões culturais, perfil profissional e até mesmo características pessoais do candidato que podem ou não estar de acordo com a cultura, perfil e características de uma organização. Saber enxergar esses detalhes não é somente papel da área de Gestão de Pessoas. Principalmente, quando se trata de compatibilidade do candidato com a área e da função que poderá exercer. Vários são os problemas que podem se desencadear quando isso não é planejado com o auxílio dos gestores requisitantes das vagas na empresa: - baixa taxa de retenção dos candidatos escolhidos após período de experiência; - resistência e até rejeição da equipe já existente com a entrada de um novo funcionário incompatível à empresa ou à área; - insatisfação interna e dificuldade no desenvolvimento das atividades do cotidiano da área em que o novo funcionário foi inserido; - dificuldade de aprendizagem do novo funcionário devido à resistência do grupo já existente; - dificuldade de gerenciamento por parte do gestor da área por não conhecer o perfil do candidato escolhido. Nada mais indicado que o gestor, que solicitou o preenchimento de uma vaga, analise esses detalhes e consiga "visualizar" o candidato fazendo parte de sua equipe e prever se isso traria benefícios para a área e para a empresa.

Soluções para a tarefa

Respondido por 18kel
1

Resposta:

padrao de resposta esperado

Explicação:

1. A figura destaca somente o papel do gerente de contratação na averiguação da compatibilidade do candidato com a empresa. Porém, é o gestor da área que conhece o dia a dia de trabalho no qual a pessoa poderá fazer parte. Não é somente responsabilidade da Gestão de Pessoas quanto ao sucesso na efetivação de pessoas para as vagas.

2. Os gestores devem estar atentos ao processo de Recrutamento e Seleção para o preenchimento da vaga que eles solicitam, pois assim conseguem analisar, desde o Recrutamento, o perfil dos candidatos que estão participando do processo. Pode, até mesmo, acontecer de não valer a pena passar para a fase de Seleção se os perfis recrutados não satisfazem ao que o gestor espera da nova pessoa que fará parte de sua equipe. Nesse caso, deve ser revista a estratégia de Recrutamento.

Durante a fase de Seleção, o gestor pode acompanhar as etapas, de maneira direta ou indireta.

Direta - realizando entrevistas individuais; observando candidatos em jogos vivenciais (dinâmicas de grupo); aplicando testes de conhecimentos específicos, etc.

Indireta - analisando resultados de testes psicológicos; solicitando análise do responsável de Gestão de Pessoas para contrapor alguns pontos analisados ou até sanar algumas dúvidas com relação aos candidatos; até mesmo solicitar a opinião de membros de sua equipe a respeito de determinado candidato, para assim embasar melhor sua análise quanto à compatibilidade do candidato à equipe.

Em suma, os gestores possuem a vivência da área na qual a pessoa irá trabalhar e isso traz uma realidade na análise para o responsável da Gestão de Pessoas que está conduzindo o processo. Contribuindo, assim, para minimizar erros no momento da contratação e potencializar as chances de sucesso do novo funcionário na empresa.

.

Perguntas interessantes