Biologia, perguntado por anajzenop, 10 meses atrás

Em gado, a cor da pelagem vermelha, Ruão e branca, é controlada por genes codominantes, e o cruzamento de animais com chifres versus animais sem chifres, às vezes só origina prole sem chifres, e, em outros cruzamentos, aparecem os dois tipos em igual número. Um fazendeiro tem uma grande boiada constituída de animais vermelhos, ruões, brancos e sem chifres, os quais, ocasionalmente produzem prole com chifres.

Utilizando apenas cruzamentos naturais, ou seja, sem recorrer à inseminação artificial, como o fazendeiro deverá proceder para estabelecer uma linhagem pura de animais brancos e sem chifres?

Por que ele não conseguirá resolver o problema dos chifres rapidamente?

Soluções para a tarefa

Respondido por kitthennoir
10

resposta:Para obter prole 100% formada por animais brancos e sem chifres o fazendeiro deverá selecionar um casal de animais brancos e sem chifres homozigotos para as duas características.

O problema dos chifres demora a ser resolvido porque o caráter presença de chifres é recessivo e o criador teria dificuldade na identificação de animais sem chifres, condição dominante, homozigotos.

Respondido por graziellysouzase
2

Conforme a cor da pelagem, os genes condominantes, e o cruzamento de animais, pode-se informar, que deve haver um cruzamento de animais brancos e sem chifres homozigotos.

O que são genes condominantes?

  • Um equívoco comum é que os genes de alguém são dominantes ou recessivos;
  • Uma representação mais precisa da maneira como a genética funciona é a ideia de um gene como codominante;
  • A ideia por trás disso é que ambos os alelos podem ser expressos e se combinarão para formar um fenótipo específico. Existem três tipos de codominância: aditiva, multiplicativa e codominante.

Aprenda mais sobre os genes condominantes em: https://brainly.com.br/tarefa/29217243

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes