Em função do aumento da carga de utilização, éinadequado reforçar uma laje maciça de concreto armadopor meioA do aumento da espessura da laje, cuja nova capa deconcreto seria unida à existente por meio de resinaepóxi para garantir a aderência entre o concreto dabase e o novo concreto.B da incorporação de novas armaduras positivas, sendonecessária a retirada do revestimento inferior da laje.C da incorporação de novas armaduras negativas, sendonecessário o acesso pela parte superior da laje, comremoção do piso existente.D do emprego de folhas de fibras de carbono, quedeverão ser fixadas à face inferior da laje por meio deparafusos.E da execução de nova laje de concreto armado, quepoderá ser fundida sobre a laje antiga, que, nessecaso, servirá apenas como forma para a novaestrutura.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Em função do aumento da carga de utilização, é inadequado reforçar uma laje maciça de concreto armado por meio D) do emprego de folhas de fibras de carbono, que deverão ser fixadas à face inferior da laje por meio de parafusos.
Uma laje em engenharia civil e arquitetura é o elemento estrutural de uma edificação responsável por transmitir as ações que nela chegam para as vigas (ou diretamente para os pilares no caso de lajes fungiformes) que a sustentam, e destas para os pilares.
As lajes também são elementos estruturais bidimensionais, caracterizadas por ter a espessura muito menor do que as outras duas dimensões. Outra característica que diferencia as lajes de outros elementos estruturais planos é que o carregamento que nela atua é perpendicular ao seu plano médio.
Normalmente configura-se por uma lâmina horizontal, e seu material mais comum é o concreto armado.