Em fins dos anos 70 apareceram pelo menos dois grandes movimentos sociais liderados por mulheres: o movimento contra a alta do custo de vida e o de luta por creches. A participação nestes movimentos levou muitas mulheres a reunirem condições de questionar as relações de gênero, suas relações não igualitárias com seus maridos, famílias e comunidades.
[...]
Assim, as mulheres pobres, a partir da ação política para melhorar suas vidas e a de seus familiares, se redefiniam para si mesmas como legítimas atrizes públicas e modificavam as normas tradicionais que limitam a mulher ao âmbito privado do lar. Entretanto, mesmo que organizadas em suas ações de sobrevivência, mesmo tendo saído de seu encerramento doméstico, identificado interlocutores, aumentado seu sentimento de autoestima, estas mulheres podem não modificar no essencial a profunda segregação sexual na sociedade, nem alterar a direção dos projetos sociais. Mas elas se constituíram e ainda se constituem nas interlocutoras privilegiadas das feministas.
SOARES, Vera. Movimento Feminista. Paradigmas e desafios. In: Estudos Feministas, 1994, p. 16-17. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2017.
Considerando a abordagem do texto, no Brasil, um dos grandes temas que mais emergem no movimento feminista dos anos 1970 é:
Escolha uma:
a. O direito da mulher à saúde integral.
b. O direito à creche.
c. O direito à sexualidade e reprodução.
d. A empregabilidade no setor de serviços.
e. A violência doméstica.
Soluções para a tarefa
Respondido por
217
O direito à creche...
Respondido por
147
DIREITO A CRECHE ...... CORRETO
Perguntas interessantes
Filosofia,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás