Ed. Física, perguntado por renatazavala463, 7 meses atrás

Em fevereiro de 2020, Robert Scheidt garantiu vaga para participar pela sétima vez dos Jogos Olímpicos. Scheidt é o maior medalhista olímpico da história do Brasil, tendo conquistado 2 ouros, 2 pratas e 1 bronze. No entanto, em março do mesmo ano, o primeiro-ministro do Japão, Abe Shinzo, pediu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) o adiamento de um ano da Olimpíada de Tóquio, que estava programada para o dia 24 de julho. A autoridade esportiva aceitou, e a competição foi postergada para 2021.

Para realização do MAPA, leia o texto a seguir e siga as instruções.

"Agora é oficial: Robert Scheidt garante vaga em sua sétima Olimpíada e quebra recorde"


Obs.: O texto do link acima pode ser encontrado para download no MATERIAL DA DISCIPLINA com o nome de TEXTO MAPA.

O adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio exigiu de atletas e equipes nacionais uma reestruturação de planos, principalmente durante o período em que nem mesmo os treinamentos ocorreram. Independente da modalidade, da idade, das condições de treinamento, as características psicológicas dos atletas são pontos chave para que a preparação continue e consigam chegar à Tóquio em condições competitivas. Alguns podem considerar este adiamento positivo, pois o tempo de preparação aumenta. Já outros podem considerar prejudicial, pois o planejamento se modifica e pode atrapalhar o desempenho. Não há fórmula mágica, por isso o trabalho psicológico deve ser levado em consideração durante este momento. Variáveis como motivação, autoconfiança, habilidades psicológicas devem ser trabalhadas para que continuem a colaborar com o rendimento esportivo.

OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.

As variáveis individuais dos atletas são passíveis de serem modificadas, por isso devem ser trabalhadas diariamente. Baseado na história de Robert Scheidt, nessa atividade MAPA você deverá elaborar um texto sobre como algumas variáveis psicológicas podem, e devem, ser trabalhadas para que sejam influências positivas no seu desempenho esportivo nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021.

O seu texto deve, obrigatoriamente, conter os seguintes elementos:
- Leve em consideração como Robert Scheidt pode se manter motivado para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021.
- Apresente uma teoria da motivação como referência.
- Como a autoconfiança pode ser um fator chave para um atleta já 5 vezes medalhista olímpico treinar e competir em busca de mais uma medalha?
- Como o Treinamento de Habilidades Psicológicas (THP) pode ser um fator a contribuir com seu desempenho?
- Apresente exemplos fictícios, porém passíveis de se ocorrer com o atleta na vida real durante o seu texto.

Obs.: Robert Scheidt é um atleta conhecido, com diversas reportagens na internet. Estes textos devem ser pesquisados e utilizados como referência aos exemplos dados. Não se esqueça de referenciá-los da maneira correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por slira14
0

Resposta:

Vivemos um momento caótico causado pela pandemia do coronavírus onde várias situações tiveram que ser mudadas para evitar o pior. A exemplo o adiamento Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021. Tendo em vista ser um evento esportivo com participação de atletas do mundo inteiro essa foi a melhor medida a ser tomada. São de acordo diversos atletas, assim como Robert Scheidt (2020) que em seu Instagram postou com as seguintes palavras:

Dada a atual situação, inédita, que o mundo vive por conta da Covid-19, o Comitê Olímpico Internacional tomou a decisão acertada de adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021. Agora é momento de pensarmos na vida e vencer a luta contra esta pandemia. E no próximo ano, com condições iguais de treinamento e disputa pela vaga teremos um lindo evento!  

Dessa maneira, para se manter firme e positivo para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio estão correlacionados diversos fatores. Desde a motivação intrínseca, pois ama o que faz, não é à toa que irá disputar mais uma medalha, a autodeterminação à espera dos jogos.  

Quando se trata de autodeterminação, a teoria Segundo Wehmeyer (1992), a autodeterminação representa um conjunto de comportamentos e habilidades que dotam a pessoa da capacidade de ser o agente causal em relação ao seu futuro, ou seja, de ter comportamentos intencionais. Dessa maneira, essa teoria tem como objeto de estudo as condições do contexto social que facilitam a saúde psicológica, bem como apresenta como hipótese principal a noção de que o bem-estar psicológico pode ser alcançado a partir da autodeterminação (Ryan & Deci, 1987).

Assim, a autoconfiança é fator chave porque o indivíduo estabeleceu objetivos pessoais para a sua vida; desenvolveu autodeterminação para perseguir os próprios objetivos com vitalidade; obteve momentos frequentes de satisfação e bem-estar, aspecto que gera um sentido de autorrealização; e conseguiu reformulação contínua dos objetivos pessoais em consonância com o contexto (Deci & Ryan, 2002).

Contudo, é necessário fazer acompanhamento com profissionais da psicologia, do esporte afim de manter o nível de competição. A THP- treinamento de habilidades mentais, é o aprendizado sistemático e contínuo de habilidades mentais ou psicológicas, além disso, pode ajudar a controlar a ansiedade, focar, mentalizar e visualizar evidências e lidar com o estresse. A prática do THP juntamente com programas de aconselhamentos psicológico individualizado com atletas irão auxiliar para que possam lidar melhor com a situação.  

Explicação:

Não consegui imaginar nenhuma para a questão 5:  Apresente exemplos fictícios, porém passíveis de se ocorrer com o atleta na vida real durante o seu texto.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes