Em essência, o índio é um ser humano que teceu e desenvolveu sua cultura e civilização intimamente ligado à natureza. Deste modo, analise as asserções abaixo: I. O Catecismo e Ordem jesuíta liderada por Inácio de Loyola, nasceram no contexto da contrarreforma e refletiu-se no Brasil, POIS, II. De sua descoberta a esquadra de Cabral já era acompanhada pelo "exército de cristo", que por sua vez começou o processo de evangelização dos índios, liderado por José de Anchieta os Jesuítas passaram a aculturar os nativos, ensinando-lhes também a cultura europeia com a intenção de aproximar o território brasileiro do território português. Assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Os atos de contrarreforma contra o Luteranismo e o Calvinismo que estavam em alta na Europa, à época, vieram com os portugueses ao Brasil por meio das conversões, chamadas Missões ou Reduções, justamente pelo caráter conversivo. Assim, as alternativa correta é a B).
Jesuítas no Brasil, contrarreforma e conversão
A aculturação dos povos nativos feita pelos europeus trabalhava em conjunto com o contexto de contrarreforma e vice versa.
Os jesuítas eram padres pertencentes à Companhia de Jesus, da Igreja Católica. O objetivo era pregar o evangelho nos territórios conquistados, tendo início em 1534.
Aos jesuítas eram encarregados os serviços da catequese dos índios e da fundação de colégios católicos. Nestes colégios se ensinava lógica, latim, grego e retórica.
Alternativas da questão:
- a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
- b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
- c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
- d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
- e. As asserções I e II são proposições falsas.
Para lermos mais sobre o início do Brasil Colônia, podemos acessar: https://brainly.com.br/tarefa/39270266
#SPJ4
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação: