"Em escritos fundamentais de autoria jesuíta, encontramos o mesmo argumento: para aqueles povos bárbaros seria preciso primeiro discipliná-los por meio do trabalho; o trabalho seria o meio para incutir neles a disciplina e, por meio delas, as noções básicas de civilidades que constituíam, por sua vez, a condição necessária para tornar perene o trabalho catequético que até então não tinha rendido frutos. " ZERON, Carlos Alberto de Moura Ribeiro. A ocidente do ocidente: linhas e perspectivas em confronto. Revista de História, São Paulo, n. 170, p. 89 – 90. Adaptado. Para além da catequese dos indígenas, os jesuítas preocupavam-se com o/a A liberdade dos nativos em viajarem para o sertão. B controle da jornada de trabalho dos nativos. C administração dos engenhos dos nativos. D educação erudita dos nativos. .
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
Letra D
Explicação:
Educação erudita é aquela para pessoas com alto nível de instrução, que possuem muito estudo, educação e disciplina. Os jesuítas quiseram que os nativos sejam mais passivos, com essa educação, ele evitariam rebeldia à aprender sua religião, e conquistar novos fiéis.
Davistofel:
qual é a fonte
Respondido por
2
Resposta:
Letra B
Explicação:
No período colonial brasileiro, os jesuítas tinham a função de civilizar os indígenas de acordo com os parâmetros europeus da época. Isso significa que, além da catequização para incutir nos nativos as noções cristãs, eles também deveriam ser disciplinados em seu modo de viver, na organização de suas aldeias, bem como o seu trabalho deveria ser controlado pelos jesuítas.
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Pedagogia,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás