Em Dom Casmurro, todos os fatos são narrados pela perspectiva de Bento Santiago, o Bentinho. No diálogo que faz com a obra, Ana Maria Machado modifica esse traço fundamental de Dom Casmurro.
a) Em que consiste essa mudança?
b) Essa mudança acarreta diferenças entre as histórias. Quais são essas diferenças?
Soluções para a tarefa
Ana Maria Machado, , para homenagear os 100 anos da publicação de Dom Casmurro, de Machado de Assis, escreveu uma releitura ,chamada A AUDÁCIA DESSA MULHER onde cria uma nova identidade para a personagem Capitu , -->LINA .
✅ Em Dom Casmurro, todos os fatos são narrados pela perspectiva de Bento Santiago, o Bentinho.
No diálogo que faz com a obra, Ana Maria Machado modifica esse traço fundamental de Dom Casmurro.
➡️a) Em que consiste essa mudança?
✳️ Em DOM CASMURRO o narrador é 1ª pessoa .Ele conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo, sabe o que passa dentro do pensamento das personagens, conhece suas emoções e pensamentos. Ele é capaz de revelar suas vozes interiores, seu fluxo de consciência, em 1a pessoa. O narrador faz uso do discurso indireto livre.
✳️ No livro de Ana Maria Machado, ela faz , o narrador -observador , de 3ª pessoa .
➡️ b) Essa mudança acarreta diferenças entre as histórias. Quais são essas diferenças?
Em sua narrativa, apesar do patriarcado ainda estarem presentes na sociedade atual, o comportamento feminino no século XX e XXI mudou , fazendo com que os personagens femininos passassem a ter o poder de narrar e de direcionar sua própria história.
O livro faz uma revisão dos papéis de gênero, Ana Maria Machado lança uma nova mentalidade , mostrando os direitos básicos de igualdade entre os sexos e o novo status da mulher na sociedade. com a personagem Bia, de "A audácia dessa mulher" —
É com essa visão de FEMINISMO , da mulher do século XXI ,que a autora se volta para o texto machadiano , que mostra uma mulher de sociedade PATRIARCAL do final do século XIX e uma mulher que luta contra os preceitos machistas da época CAPITU no seu livro --> LINA