Em dietas restritas os mecanismos fisiológicos responsáveis pela regulação da saciedade e da fome são mais evidentes, promovendo uma sensação de fome proporcional a restrição energética. A restrição energética diminui os níveis de leptina e aumenta a sensação de fome. A restrição calórica não está diretamente relacionada com a perda de peso quando comparada com restrição energética e o tipo de dieta.
As dietas podem ser restritas de calorias e restritas em algum macronutrientes, estudos demonstraram que dietas com menor teor de carboidrato são mais eficientes a curto prazo para
Selecione uma alternativa:
a)
redução de peso do que dietas com baixo teor de gordura.
b)
contribuir com um aumento da glicemia.
c)
redução dos níveis lipídicos plasmáticos.
d)
auxiliar na atuação da leptina.
e)
interferir
Soluções para a tarefa
Resposta:
A leptina é uma proteína secretada pelos adipócitos com papel regulador em vários sistemas do organismo, como sistema imune, respiratório e reprodutivo, bem como no balanço energético via ação hipotalâmica. Sua ação primária ocorre no núcleo hipotalâmico arqueado, no qual inicia uma cascata de eventos para inibição da ingestão energética e aumento do gasto energético. As concentrações de leptina são influenciadas pela adiposidade, fatores hormonais e nutricionais. A restrição e os episódios de compulsão alimentar, presentes na anorexia nervosa e bulimia, respectivamente, são considerados, na literatura científica, fatores determinantes na leptinemia. Seus níveis também alterados no tratamento desses distúrbios alimentares sugerem uma relação entre as alterações neuroendócrinas e conseqüentes modificações nos sinais de fome e saciedade, com a patogenia ou manutenção dos quadros clínicos. Trabalhos têm encontrado impacto dessas alterações na saúde dos pacientes, em curto e longo prazos. Esta revisão tem como objetivo esclarecer quais são as funções da leptina nos tecidos nervoso e periférico, quais os mecanismos que interferem na sua concentração nos distúrbios alimentares e como isso reflete na saúde do paciente anoréxico ou bulímico.