Em Conjecturas e Refutações, Karl Popper afirma que "A ciência é valorizada pela influência liberalizadora que exerce – uma das forças mais poderosas que contribuiu para a liberdade humana". 1. Assinale a alternativa INCORRETA: * 1 ponto a) Para Popper, a ciência está relacionada com a busca pela verdade e o progresso do conhecimento. b) As teorias científicas estão sempre sujeitas a serem falseadas. c) A ciência é um projeto humano e, portanto, é passível de transformação. d) A ciência é um saber acabado e definitivo. 2. Karl Popper sofre influência dos teóricos do chamado Círculo de Viena, mas se afasta deles por: * 1 ponto a) Questionar o critério da verificabilidade, propondo a indução como método científico. b) Questionar o critério da refutabilidade, propondo a verificabilidade para a identificação de proposições científicas. c) Questionar o critério da verificabilidade, propondo o método hipotético-dedutivo e o princípio da refutabilidade na construção do conhecimento científico. d) Questionar os paradigmas, propondo a construção da ciência pelo saber especulativo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1_ d) A ciência é um saber acabado e definitivo.
2_c) Questionar o critério da verificabilidade, propondo o método hipotético-dedutivo e o princípio da refutabilidade na construção do conhecimento científico.
A alternativa incorreta segundo as Conjecturas e Refutações de Karl Popper é:
C) A ciência é um projeto humano e, portanto, é passível de transformação.
A ciência em si não é um projeto humano, ela também não é passível de transformação, tanto é que só o que podemos fazer é o que as leis da natureza nos permitem.
Nos não conseguimos ir contra a gravidade sem exercer igual força contraria, da mesma como como não podemos criar um sistema perfeito e nem chegar ao zero absoluto, a natureza é imutável de fato, em sua essência, no máximo o que podemos é compreende-la um pouco e tentar realocar algumas coisas.
Espero ter ajudado!