em
Coloque V ou F e depois assinale a alter-
nativa correta.
1. ( ) Inicialmente, Atenas era governada
por um rei; mais tarde os eupátridas
substituíram esse sistema por uma
oligarquia.
II. ( ) Atenas, função de
localização geográfica, desenvolveu
basicamente a agricultura e
em
sua
212
25
pastoreio.
or
15
le
III( ) Assim como Esparta, Atenas era
uma cidade extremamente mili-
tarizada, para poder controlar o
grande número de escravos.
IV.( ) Em Atenas, todos os habitantes ti-
nham direitos políticos.
é
2
a) V. F, F, V b) F, F, F, V
d) F, V, F, F e) V, F, F, F
c) V, V, F, F
Soluções para a tarefa
Resposta:
As cidades-Estado gregas conheceram a maioria dos sistemas de governo existentes hoje. Atenas e Esparta, que sempre foram rivais, podem servir de exemplos para estudarmos os tipos de governo que existiram nas demais cidades.
A monarquia foi o regime político inicial em todas as póleis gregas; todas elas foram, pelo menos inicialmente, governadas por reis. Além de governarem as cidades, os reis também desempenhavam funções religiosas, atuando como sacerdotes e representantes dos deuses.
Na cidade de Esparta o governo era exercido simultaneamente por dois reis e dele participavam duas assembleias: a Apela, formada por representantes do povo, e a Gerúsia, um conselho de anciãos. O poder dos reis espartanos era limitado; magistrados dos conhecidos como éforos vigiavam suas atividades.
As leis em Esparta foram elaboradas por Licurgo, o legislador que transformou a cidade em um Estado militarista.
Outro sistema conhecido pelos gregos foi a oligarquia, em que o poder ficava dividido entre pessoas que pertenciam às famílias mais importantes de uma cidade. O termo oligarquia significa “governo de poucos”.
Em algumas cidades, os governos oligárquicos foram derrubados pela força. Aqueles que assumiam o poder em seguida eram conhecidos como tiranos.
A tirania – governo dos tiranos – se estabelecia e se mantinha no poder por meio da força.
O ostracismo
O reformador Clistenes implantou uma lei em Atenas determinando eu qualquer cidadão que ameaçasse a segurança da cidade poderia ser condenado ao exílio por dez anos, isso era chamado de ostracismo. Ela lei procurava evitar que se repetisse um governo tirano em Atenas.