Administração, perguntado por gisoliveira24, 9 meses atrás

Em certo momento e em uma de suas obras, Marilena Chauí (1983), diz que a democracia é invenção porque, longe de ser a mera conservação de direitos, é a criação ininterrupta de novos direitos, a subversão contínua dos estabelecidos, a reinstituição permanente do social e do político. Nesse sentido, como podemos entender o sistema democrático a partir de uma perspectiva ética?

A única alternativa que sugere essa reflexão ética do sistema democrático é:

01 - Dentro da perspectiva ética, podemos entender a democracia quando se preserva a negociação de interesses em consonância ao exercício constante da cidadania.

02 - Dentro da perspectiva ética, podemos entender a democracia quando se preserva a negociação de interesses.

03 - A importância ética se estabelece pelo jogo de interesses por conservar direitos.

04 - Quando temos a possibilidade de negociar interesses há democracia.


gisoliveira24: Resposta:

Dentro da perspectiva ética, podemos entender a democracia quando se preserva a negociação de interesses em consonância ao exercício constante da cidadania.

Soluções para a tarefa

Respondido por polianafferreira
0

01 - Dentro da perspectiva ética, podemos entender a democracia quando se preserva a negociação de interesses em consonância ao exercício constante da cidadania.

Partindo de uma perspectiva ética, o sistema democrático dá-se através de uma invenção que visa, gradualmente, renovar os direitos em conformidade com as necessidades da sociedade, caminhando para a igualdade.

Com o surgimento do sistema democrático em Atenas (Grécia), apenas eram considerados cidadãos os homens com mais de 18 anos e filhos de pais gregos.

Estrangeiros e escravos não possuíam direitos na cidade. Assim vemos a  imperfeição do sistema democrático. A perspectiva ética o evidencia com todas as qualidades e falhas.

Bons estudos!

Perguntas interessantes