Em camundongos, a coloração da pelagem é determinada por dois pares de genes, “A” e “C”, com segregação independente. O gene “A” determina coloração aguti e é dominante sobre seu alelo “a”, que condiciona coloração preta. O gene “C” determina a produção de pigmentos e é dominante sobre seu alelo “c”, que inibe a formação de pigmentos dando origem a indivíduos albinos. Do cruzamento de um camundongo preto com um albino, foram obtidos apenas descendentes agutis. O genótipo desse casal é;
(a) aaCC x aacc
(b) Aacc x aaCc
(c) aaCc x AAcc
(d) AaCc x AaCc
(e) aaCC x AAcc
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra: E
Explicação:
Se usarmos a tabela, veremos que, ao fazermos a soma dos alelos, ficaremos com:
aC.aC.aC.aC x Ac.Ac.Ac.Ac
Logo, teremos sempre a mesma combinação:
aACc, sendo A para coloração aguti dominante, sempre será estimulante com apenas um alelo, e albinismo (c) recessivo nunca estimulado, já que não há dois alelos para se obtê-lo.
Obrigado.
O genótipo do casal de camundongos está representado pela letra E, aaCC X AAcc.
Como o próprio exercício mostra, o gene "A", que determina coloração aguti, é dominante. Então, tanto de forma heterozigota (Aa) como homozigota dominante (AA), o camundongo é cor aguti.
Logo, no cruzamento aa X AA, o percentual de descendentes de pelo aguti seria de 100%, com o genótipo heterozigoto, que possibilita esta coloração ao animal.
Já quanto à produção de pigmentação, conforme o problema, o gene "C" é relacionado com a produção de pigmentos, e também é dominante. Da mesma forma que no caso da coloração, se estiver na forma heterozigota (Cc) ou na forma homozigota dominante (CC), haverá a produção de pigmentação.
Então, no cruzamento CC X cc, como no outro caso, será de 100% o percentual de descendentes heterozigotos (Cc) que terão pigmentos.
Mais em: https://brainly.com.br/tarefa/6798853