Em cada geração da EaD, uma tecnologia foi predominante – televisão, material impresso, rádio, computador – e agora a tendência é que os aplicativos móveis sejam cada vez mais utilizados. Cada época de desenvolvimento da educação a distância acompanhou a evolução tecnológica, permitindo também determinado tipo de processo de ensino e aprendizagem. Dependendo do uso da tecnologia e das possibilidades interativas de cada época, o processo de aprendizagem era mais individualizado ou mais colaborativo.
Você foi contratado por uma empresa nova no mercado que pretende inserir cursos de educação a distância. Pense como atualmente poderia ser viável a proposta de um curso a distância que reunisse antigas tecnologias, mas em novo contexto: o digital. Afinal, apesar de serem considerados "velhas tecnologias", o rádio, a televisão e o livro continuam sendo utilizados.
Levando em consideração, portanto, que as "velhas tecnologias" estão reconfigurando seus papéis no ambiente digital, de que modo tais mídias (como rádio, televisão e livros) e seus conteúdos podem ser reunidos em uma proposta de educação a distância? Que contribuições elas poderiam dar ao processo de ensino e aprendizagem?
Soluções para a tarefa
As velhas tecnologias - representadas pelo rádio, Televisão e livros - podem ser usadas para a aplicação de conteúdos complementares (como pesquisas e documentários) dentro e fora da sala de aula.
Na prática, essas velhas tecnologias agregam bastante valor aos alunos, sobretudo na facilitação do aprendizado dos conteúdos passados pelo professor.
Como aluno de uma universidade a distância, você sabe que é bem mais fácil se concentrar lendo um livro físico (sem nenhuma distração) do que na frente de um computador com acesso à internet (onde é fácil se distrair).
Espero ter contribuído!
Resposta:
Com o uso do rádio digital, o curso EaD poderia contar com podcasts, que são gravações em áudio usando recursos digitais, comuns em rádios digitais. São arquivos de áudio muito úteis para narrar conteúdos a distância, fazendo uso de efeitos sonoros e estimulando a imaginação do aluno. O podcast pode ser ouvido pelo celular em qualquer local e pode ser curto e de fácil compreensão – usando a linguagem do rádio. O processo de ensino e aprendizagem fica mais dinâmico e multimídia.
A televisão hoje conta com inúmeros conteúdos, tais como documentários, reportagens, programas educativos, que podem ser utilizados durante as aulas. Os alunos podem ter acesso a vários documentários por meio de bibliotecas digitais e canais abertos – como a TV Escola, etc. Esses conteúdos geralmente são produzidos com o intuito de cativar a atenção, apresentam linguagem acessível e podem ilustrar muito bem certos conceitos. Isso sem mencionar o fato de o audiovisual ser atualmente uma linguagem muito aceita na educação.
Os materiais impressos – como os livros – têm sua significativa parcela de contribuição no processo de ensino e aprendizagem. Quando se inserem novas mídias, espera-se que o aluno possa recorrer a bibliotecas físicas ou digitais. Os livros ou materiais impressos (dicionários, enciclopédias, etc.) podem auxiliar a aprofundar os conteúdos e colocar o aluno em contato com grandes clássicos, ajudando-o a melhor desenvolver e compreender determinado assunto, numa atitude que favorece a leitura mais focada e contemplativa.
Explicação: