Em apartada definição, o biodireito pode ser definido como o ramo do direito que trata da teoria, da legislação e da jurisprudência relativas às normas reguladoras da conduta humana em face dos avanços da biologia, da biotecnologia e da medicina.
Considerando a temática do biodireito, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) O princípio da moralidade médica e cirúrgica determina que, somente se poderá executar no ser humano uma experiência que possa lhe causar qualquer prejuízo ou malefício, se houver expresso consentimento desse e comprovada ausência de risco de morte.
( ) As pesquisas devem ser desenvolvidas preferencialmente em pessoas com a autonomia plena, jamais podendo ser realizadas em menores ou doentes mentais.
( ) O princípio da beneficência ou da ponderação entre risco e benefício, determina que pesquisa tem que ter como resultado o máximo de benefício e o mínimo de risco e trazer vantagens significativas para o paciente, sendo que qualquer dano previsível deve ser evitado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a.
F - V - V.
b.
F - V - F.
c.
V - V - F.
d.
V - F - V.
e.
F - F - V.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a E.
(FALSO) O princípio da moralidade médica e cirúrgica determina que, somente se poderá executar no ser humano uma experiência que possa lhe causar qualquer prejuízo ou malefício, se houver expresso consentimento desse e comprovada ausência de risco de morte.
O princípio trata apenas dos casos em que há prejuízo para o ser humano que será cirurgiado. Caso não existam danos, é possível e ético.
(FALSO) As pesquisas devem ser desenvolvidas preferencialmente em pessoas com a autonomia plena, jamais podendo ser realizadas em menores ou doentes mentais.
Para alguns tipos de pesquisa é necessário que sejam realizadas em crianças ou doentes mentais, principalmente quando eles são o alvo da pesquisa.
( VERDADEIRO) O princípio da beneficência ou da ponderação entre risco e benefício, determina que pesquisa tem que ter como resultado o máximo de benefício e o mínimo de risco e trazer vantagens significativas para o paciente, sendo que qualquer dano previsível deve ser evitado.
Conforme a Resolução nº196 de 1996:
“b) ponderação entre riscos e benefícios, tanto atuais como potenciais, individuais ou coletivos (beneficência), comprometendo-se com o máximo de benefícios e o mínimo de danos e riscos; “
Resposta:
e.
F - F - V.
Explicação:
corrigido pelo ava