Em alguns textos da coletânea é possível observar que a má distribuição de riquezas gera desigualdade e exclusão. Sobre isso, o texto "Desigualdade social avança e hoje os pobres pagam mais impostos que os ricos" presente na coletânea traz a seguinte afirmação: "Segundo o relatório (da ONG antipobreza Oxfam), os 26 indivíduos mais ricos do mundo concentram riqueza equivalente ao patrimônio dos 3,8 bilhões de pessoas que formam a camada mais pobre da população mundial, ou seja, 50% das pessoas em todo o planeta." (MELLO, 2019, p. 30)
MELLO, Adriana Pacheco do Amaral et al. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética, Política e Economia-PR: Unicesumar, 2019. (adaptado).
Tendo os textos mencionados como base, analise as assertivas a seguir:
I. O Papa Francisco é incisivo e contrário a uma economia que gera exclusão que idolatra o dinheiro e faz crescer uma desigualdade social que gera violência.
II. Ao subfinanciar cada vez mais os serviços públicos e subtributar os ricos, o governo causa mais sofrimento aos mais pobres, pois acabam pagando uma carga maior de impostos e sentem a falta de serviços que são essenciais.
III. Quando o dinheiro deixa de ser meio e se torna fim, extrapola-se a exploração e a opressão. Sem trabalho digno, o sentimento de pertença a sociedade é ferido por aqueles que estão a margem dela, vivendo nas favelas, nas periferias ou sem poder, passando de explorados, para sobras.
IV. Uma contribuição para resolução do problema seria ter sistemas tributários mais justos. Nesse sentido, os países mais pobres já estão reavaliando a tributação e a redução dos impostos sobre as heranças de propriedades.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
41
I, II e III são corretas. Alternativa 3.
O Papa Francisco (que escolheu este nome por ser membro da Ordem dos Franciscanos) critica, repetidamente, aquilo que vê como abusos de ganância na sociedade contemporânea. Além disto, o modo como os serviços públicos passam a receber cada vez menos verbas e os impostos sobre os ricos são cada vez menos eficientes, maiores tendem a ser as desigualdades.
IV é falsa, uma vez que o fim da tributação sobre a herança de propriedades é um exemplo de isenção tributária para os mais ricos, não sendo um tipo de medida econômica que poderia ser adotada para reduzir desigualdades.
Respondido por
5
Resposta:
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás