em 4 de julho de 1776, de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados. Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França. A influência da Revolução Americana e do Iluminismo é sentida até hoje na Constituição brasileira. A partir da leitura do texto, qual o princípio que está consagrado na Carta Magna que seó. XVIII?
a) "a República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal.”
b) “Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política (...)”
c) “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”
d) “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.”
Soluções para a tarefa
Resposta:
essa questão está bem difícil, mas acredito que seja letra C
Explicação:
Bom, a Carta Magna foi um documento assinado na Inglaterra em 1215. Esse documento tinha o objetivo de limitar o poder do rei e "entregá-lo" ao povo, visto que naquela época, período da Idade Média, as leis, regras, castigos e decisões, em geral, eram feitas somente pelo rei e de acordo com os preceitos divinos, de Deus. Devido a esse poder absoluta, muitos governantes abusavam do poder e prejudicavam a população. A Carta Magna veio para restringir esses poderes e impedir abusos.
A questão pede para você indicar aonde esse conceito está presente na Constituição Brasileira atual, então vamos analisar as opções:
a) O fato da República ser indissolúvel, ou seja, inseparável, de nada tem a ver com a a Carta Magna
b) Aceitar as diferenças sociais também não se encaixa no conceito da Carta Magna, até pq na época que foi assinada a única religião aceita era o cristianismo
c) É a mais correta, Mostra que apesar de eleger representantes, o poder emana do povo, ou seja, a República será regida de acordo com as crenças do povo, e não da soberania de poderosos, mostrando que ninguém está acima do povo, mesmo conceito da Carta Magna
d) Essa também poderia ser, pois fala sobre dividir o poder e não deixá-lo na mão de somente uma pessoa, porém, os três poderes foram concebidos pelo filósofo Montesquieu, muito depois da Carta Magna, além disso, o documento inglês não falava sobre uma divisão de poderes, somente que ninguém teria poder em excesso.
Espero ter ajudado e bons estudos!! ;)