ENEM, perguntado por EmanuelBessa3628, 10 meses atrás

Em 3 de julho de 2015, a jornalista Maria Julia Coutinho (Maju) sofreu ataques racistas na internet. Imediatamente muitos (famosos e anônimos) se mobilizaram em solidariedade, com a hasthag "Somos todos Maju" (

Soluções para a tarefa

Respondido por yukiariel567
10

Explicação:

I. De forma geral, podemos dizer que lidamos com a alteridade (o outro) de três maneiras: como fonte de todo o mal; como sujeito pleno de um grupo cultural ou como alguém a ser tolerado. As imagens dos dias 04 e 05 de julho nos encaminham a pensar na primeira das três formas, a fonte de todo o mal.

II. A escola, descolonizada em suas propostas pedagógicas, poderia levar, aos poucos, os estudantes a se afastarem dessa leitura do outro como a fonte de todo o mal e passarem a enxerga-lo como sujeito pleno de um grupo cultural.

Respondido por leticiairis17
5

c I e II

Podemos pensar na questão da relação com o outro a partir de três prismas: o outro como fonte de todo o mal, como algo a ser tolerado ou sujeito pleno de um grupo cultural. Na tirinha, o dia 03 de julho e as manifestações geradas pelo ato racista, nos fazem pensar na terceira definição; já os dias 04 e 05 de julho, nos levam a pensar na primeira (fonte de todo o mal). A escola é um espaço em que podemos desconstruir esse pensamento sobre o outro como fonte de todo o mal e pode, efetivamente, ser auxiliada pela mídia e pelas redes sociais – que, por outro lado, podem também esconder a superficialidade do discurso.

Perguntas interessantes