História, perguntado por valdirjunior1273, 1 ano atrás

Em 25 de junho de 1950, tropas da Coreia do Norte ultrapassaram o Paralelo 38, que delimitava a fronteira com a Coreia do Sul. Com a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, quinze países enviaram tropas em defesa da Coreia do Sul, comandadas pelo general norte-americano Douglas MacArthur. Após três anos de combate, foi assinado um armistício em 27 de julho de 1953, mantendo a divisão entre as Coreias.
(Adaptado de cpdoc.fgv.br).

O governo norte-coreano anunciou recentemente que não mais reconheceria o armistício assinado em 1953, o que trouxe novamente ao debate o episódio da Guerra da Coreia.
O fator que explica a dimensão assumida por essa guerra na década de 1950 está apresentado em:

(A) mundialização do acesso a fontes de energia
(B) bipolaridade das relações políticas internacionais
(C) hegemonia soviética em países do Terceiro Mundo
(D) criação de multinacionais japonesas no extremo Oriente

Soluções para a tarefa

Respondido por CamilaSFernandes
117
Alternativa: B

Logo após a Segunda Guerra Mundial, se iniciou entre o EUA e URSS, que lutavam por direitos políticos, econômicos e militar pelo mundo, nesse período a Coréia foi dividida em Coréia do Norte (comunista) e Coréia do sul (capitalista) por isso a bipolaridade política.
Respondido por makmorales
119

Letra B: a bipolaridade das relações políticas internacionais (Guerra Fria) é o fator que demonstra a dimensão da Guerra da Coreia ocorrida na década de 1950, conflito que dividiu a antiga Coreia em dois novos países.

Desse conflito tem-se como resultado a criação da Coreia do Sul e a Coreia do Norte, que atualmente têm se aproximado após mais de 6 décadas de distanciamento político e momentos de extrema tensão e eminência de uma nova guerra.

Abraços!

Perguntas interessantes