ENEM, perguntado por yasmimborges, 4 meses atrás

Em 2020, quase a metade da riqueza do país (49,6%), foi toda para a mão do 1% mais rico da população. Em 2019, esse índice era menor, pois 1% da população detinham 46,9% da riqueza.

É também o pior nível de concentração de renda desde pelo menos 2000, de acordo com o relatório: naquele ano, o 1% mais rico era dono de 44,2% das riquezas no Brasil e, em 2010, esse número havia caído para 40,5%, a menor proporção registrada no período.
Uma ferramenta importante que nos auxilia a encontrar esses valores que tratam da distribuição de renda é o Índice de Gini, e também podemos analisar o PIB per capita e o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano. Ressaltamos que, para além desses números, índices e porcentagens, o essencial é entendermos que quanto maior a concentração de renda, significa que uma grande parte de toda renda e riqueza do país estão nas mãos de poucas pessoas.
Poderíamos traduzir essa situação com um exemplo simples: digamos que ​no país X a soma de toda a riqueza fosse de 100mil moedas locais e a população desse país fosse de 100 habitantes, se esse país tivesse a mesma distribuição de renda que temos no Brasil significaria que 1 pessoa seria dona de 49mil moedas locais e as outras 99 pessoas dividiriam entre elas as 51mil moedas restantes.

Como futuro assistente social, caro aluno, é necessário que entenda esse contexto, o Brasil é um país com alta concentração de riqueza e que este fato evidencia as expressões da questão social. Diante disso, redija um texto dissertativo, explicando se você considera boa ou ruim essa concentração de riqueza, e por que o trabalho do assistente social pode ser importante nessa conjunção de alta concentração de renda.

Soluções para a tarefa

Respondido por marcelopedraz
0

A concentração de renda em uma pequena parcela da população representa que a maioria da riqueza do país se encontra na mão de poucos, isso significa que grande parte dos que ali vivem não possuem recursos suficientes para manter uma condição de vida razoável. 

As políticas de assistência social, assim como os que trabalham na área é combater diretamente a pobreza acarretada pela alta concentração de renda

Concentração de renda e a assistência social

A concentração de renda nada mais é do que a distribuição não igualitária de renda em relação ao número de indivíduos, esse dado deixa em evidência salários desiguais e a pobreza de grande parte da população, é aí que o assistente social irá atuar diretamente.

Cabe aos serviços sociais focar seus esforços em ações que fortaleçam:

  • A capacidade de estudo e trabalho dos mais pobres;
  • Acesso à educação, moradia e alimentação;
  • Inserção no mercado de trabalho formal.

Ou seja, o assistente social age diretamente na base, auxiliando principalmente os excluídos sociais e os dando capacidade para transformar o futuro.

Assim, aquele o qual é impulsionado pela assistência social tem maior chance de futuros feitos socioeconômicos, o que irá diretamente diminuir a concentração de renda.

Saiba mais sobre serviço social em:

https://brainly.com.br/tarefa/23720599

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes