Em 2019, outra barragem de rejeitos da mineração se rompeu, dessa vez em Brumadinho, barragem do mesmo tipo do acidente de Mariana. Chamado de “a montante”, é um tipo de barragem que permite a ampliação para cima do dique usando o próprio rejeito como fundação. É um dos modelos de construção de barragens mais usados na mineração, por causa do custo, mas também um dos mais instáveis. Ambos os acidentes causaram sérios danos às bacias hidrográficas nas quais estavam inseridas as barragens. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta. *
(A) O termo montante faz referência à direção normal para onde corre o fluxo de água em um rio, do ponto mais alto para um ponto mais baixo. Também é conhecido como baixa-mar ou vazante da maré, seguindo o sentido da corrente do rio.
(B) A impermeabilização do solo na área urbana colabora com a redução da vazão do rio na bacia hidrográfica na qual está inserido, já que esse processo aumenta na infiltração de água no solo.
(C) A retirada de florestas localizadas junto aos corpos d’água desempenha importantes funções hidrológicas, sendo favorável para a sobrevivência e a manutenção do fluxo gênico entre populações de espécies animais que não encontram obstáculos naturais para circulação e reduzem a erosão de ribanceiras.
(D) Bacia hidrográfica refere-se a uma compartimentação geográfica artificial delimitada por talvegues. Esse compartimento é drenado subterraneamente por um curso d’água principal e seus afluentes.
(E) A barragem de rejeitos da mina de minério de ferro “Córrego do Feijão”, da Vale, que se rompeu, está localizada na bacia do ribeirão Ferro Carvão, que é afluente do rio Paraopeba pela margem direita, que por sua vez é afluente do rio São Francisco e um dos formadores do reservatório de Três Marias.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
a resposta correta é a E) A barragem de rejeitos da mina de minério de ferro “Córrego do Feijão”, da Vale, que se rompeu, está localizada na bacia do ribeirão Ferro Carvão, que é afluente do rio Paraopeba pela margem direita, que por sua vez é afluente do rio São Francisco e um dos formadores do reservatório de Três Marias.
Explicação:
gabrielasilene32:
se puder marcar como a melhor
Respondido por
1
Resposta: (E) A barragem de rejeitos da mina de minério de ferro “Córrego do Feijão”, da Vale, que se rompeu, está localizada na bacia do ribeirão Ferro Carvão, que é afluente do rio Paraopeba pela margem direita, que por sua vez é afluente do rio São Francisco e um dos formadores do reservatório de Três Marias.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Geografia,
4 meses atrás
Saúde,
5 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Espanhol,
10 meses atrás