ENEM, perguntado por enoquetrefzger, 1 ano atrás

Em 2013, uma transexual causou polêmica ao expor os seios em uma manifestação. Segue abaixo um trecho do seu relato:

(...) eu, Indianara Siqueira, serei julgada por Ultraje Público Ao Pudor.

(...) A justiça criará (...) um dilema.
Se me condenar estará reconhecendo legalmente que socialmente eu sou mulher e o que vale é minha identidade de gênero e não o sexo declarado em meus documentos e isso então criará jurisprudência para todas xs pessoas trans serem respeitadxs pela sua identidade de gênero e não pelo sexo declarado ao nascer.

Se reconhecer que sou homem como consta nos documentos estará me dando o direito de caminhar com os seios desnudos em qualquer lugar público onde homens assim o façam, mas também estará dizendo que homens e mulheres não são iguais em direito.

To be or not to be”

Como esse dilema é constituído discursivamente?

a. É a soma das intenções de cada ator social envolvido.
b. Depende de quem está falando.
c. Para dizer “é mulher”, é preciso não dizer “é homem”. E isso tem consequências jurídicas, sociais... Políticas! A situação vivida pela transexual coloca em jogo esses processos identitários.
d. O discurso do policial que a prendeu está errado.
e. Não é constituído.

Soluções para a tarefa

Respondido por FNascimento
48
RESPOSTA: Para dizer “é mulher”, é preciso não dizer “é homem”. E isso tem consequências jurídicas, sociais... Políticas! A situação vivida pela transexual coloca em jogo esses processos identitários.
Respondido por ruancastro15
3

 A alternativa correta é a letra c). O desenvolvimento desse tipo de estudo é bastante importante pois assim podemos ter um melhor embasamento jurídico para lidar com diferentes situações.

  Assim, esse tipo de estudo muitas vezes é recente e passa por adaptações constantes, por esse motivo, a justiça a cada dia mais se torna mais apta à julgar casos desse tipo pois assim poderemos ter uma justiça de fato mais justa no sentido literal da palavra.

Perguntas interessantes