Sociologia, perguntado por AnaPPaula7740, 11 meses atrás

Em 2013, a cidade de Tallinn, capital da Estônia, implementou o esquema de transporte coletivo gratuito para habitantes, se tornando a primeira grande cidade europeia a adotar o esquema. [...] Internamente, o programa foi apelidado de "13o salário", já que usuários poderão economizar o equivalente a um salário mínimo anualmente – que, por políticos da oposição, foi visto como uma jogada populista para agradar eleitores.A tarifa "gratuita" custará aos cofres públicos o equivalente a 16 milhões de dólares, custos que devem ser cobertos com o estímulo à economia – de acordo com a prefeitura, foi registrada uma maior mobilidade nos fins de semana, indicando que pessoas saem de casa e gastam mais dinheiro no comércio e em atividades culturais. Já nos três primeiros meses de implementação, estima-se que o uso de carros na capital foi reduzido em 15%, enquanto o número de passageiros do sistema de transporte coletivo subiu 10%. Para suportar a maior quantidade de usuários, Tallinn comprou 70 novos ônibus e 15 novas linhas de bonde. O objetivo é ser conhecida como "A Capital Verde" da Europa em 2018Entre outros aspectos, a adoção de medidas que estimulem o crescimento da utilização das redes públicas de transportes pode apresentar, como consequência, A melhoria na mobilidade urbana e retração na poluição atmosférica, devido à redução da quantidade de veículos nas ruas. B aumento da contribuição tributária da população, a fim de manter os gastos com a manutenção dos transportes públicos. C crescimento do desemprego pela diminuição do uso e da venda de carros, o que provoca a ruína das fábricas. D estagnação da economia local pelo crescimento nos custos municipais com a manutenção dos transportes. E redução definitiva na poluição do ar, extinguindo os fatores que contribuem para o aquecimento global

#SAS
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
0

A letra (A) evidencia corretamente o gabarito da questão.

Com base no texto, fica claro que as medidas contribuem para redução da poluição atmosférica - causada pela queima de combustíveis fósseis, como a gasolina e diesel presentes nos automóveis - na cidade de Tallinn.

Na verdade, isso ocorre por conta destes dois fatos:

1º) redução da circulação de carros na cidade. Com base no texto, o uso de carros foi reduzido em 15%.

2º) aumento no número de passageiros no transporte público da cidade de Tallinn, que foi de 10%. Vale destacar que esse aumento foi consequência dos estímulos oferecidos (como a gratuidade no transporte) pela prefeitura da cidade.

Siga firme na direção dos seus sonhos!

Perguntas interessantes