Em 2006, um arquiteto britânico venceu um concurso de projetos que previa a construção de um hotelno local que havia abrigado uma pedreira, então abandonada, em Xangai, na China. Inaugurado em 2018,o Shimao Wonderland Intercontinental Hotel foi construído com a proposta de alterar o mínimo possívela paisagem local, no sentido de que não poderia ser muito alto, para que não bloqueasse a visão dosparques da região. A solução do arquiteto foi inverter o sentido do prédio, propondo um arranha-céu decabeça para baixo.A estrutura de 62 000 m2 de área interior é constituída por 16 pisos localizados abaixo do nível do solo,dois pisos acima do solo e dois pisos subaquáticos. Uma cascata de vidro escorre pela fachada, dividindo oprédio ao meio. As características sustentáveis são principalmente passivas e tiram proveito da orientaçãodo prédioEm relação ao projeto apresentado, avalie as afirmações a seguir.I. A utilização da área da pedreira para outra finalidade, distinta da original, caracteriza o projetocomo uma reconversão urbana.II. A cascata de vidro é uma solução projetual que otimiza a iluminação na região central do edifício.III. O partido de implantação adotado otimiza as condicionantes de ventilação natural no interior daedificação.É correto o que se afirma emA I, apenas.B III, apenas.C I e II, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Em relação ao projeto apresentado no enunciado, e correto o que se a afirma em C) I e II, apenas.
I. Houve a reconversao urbana, pois apos alterada a paisagem devido a extracao de pedras, foi feita uma construcao aproveitando essa alteracao feita pelo homem.
II. A cascata de vidro imita uma cascata de agua e como o vidro e permeavel a luz e a cascata esta localizada no meio do edificio, a mesma traz iluminacao natural para o predio.
III. Como a implantacao foi feita em uma pedreira, ou seja, abaixo do nivel terreo, e nao ha ventilacao cruzada, a obra nao aproveita as condicionantes de ventilacao natural.
Perguntas interessantes