Em 20 de julho de 1969, o mundo acompanhou maravilhado o desembarque dos astronautas da missão Apollo 11 em solo lunar. No dia seguinte, o jornal New York Times abordaria o evento de um ponto de vista exterior à humanidade, estampando poesia na primeira página: “Homens andam na Lua”. Algumas linhas abaixo, o jornal trazia a celebre frase pronunciada por Neil Armstrong ao pisar em solo lunar: “Um pequeno passo para um homem, um gigantesco salto para a humanidade”.
A-II, III e V estão corretas.
B-I e II estão corretas.
C-Todas as afirmações estão corretas.
D-I, III e V estão corretas
E-II e IV estão corretas.
Considerando o contexto mundial na década de 1960 e a chegada do homem à Lua, podemos considerar:
I - A conquista da Lua e os consequentes avanços tecnológicos frutos dessa realização só podem ser compreendidos no contexto da Guerra Fria, período em que duas superpotências (EUA e URSS) lutavam pela hegemonia política e militar do mundo.
II - Na verdade, a URSS não representou uma ameaça à hegemonia norte-americana durante a corrida espacial, uma vez que, nesse período, os soviéticos desenvolveram, em parceria com os EUA, as estações espaciais para pesquisa científica na órbita da Terra.
III - Decididos a superar os soviéticos, os EUA criaram a NASA - Agência Espacial norte-americana – e cumpriram o desafio proposto pelo então presidente John F. Kennedy, de levar um astronauta até a Lua e trazê-lo de volta, em segurança.
IV - Com o fim da Guerra Fria, os EUA e a URSS perderam interesse pela corrida espacial e passaram a priorizar a luta contra o terrorismo, principalmente após a invasão do Iraque e do Afeganistão e os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
V - A corrida espacial teve início com o lançamento do Sputnik - primeiro satélite artificial da Terra – pela URSS, que, anos depois, mandou para o espaço o cosmonauta Yuri Gagárin, pioneiro das missões tripuladas.
Soluções para a tarefa
[CORRETA] I - A conquista da Lua e os consequentes avanços tecnológicos frutos dessa realização só podem ser compreendidos no contexto da Guerra Fria, período em que duas superpotências (EUA e URSS) lutavam pela hegemonia política e militar do mundo.
[INCORRETA] II - Na verdade, a URSS não representou uma ameaça à hegemonia norte-americana durante a corrida espacial, uma vez que, nesse período, os soviéticos desenvolveram, em parceria com os EUA, as estações espaciais para pesquisa científica na órbita da Terra.
[CORRETA] III - Decididos a superar os soviéticos, os EUA criaram a NASA - Agência Espacial norte-americana – e cumpriram o desafio proposto pelo então presidente John F. Kennedy, de levar um astronauta até a Lua e trazê-lo de volta, em segurança.
[INCORRETA] IV - Com o fim da Guerra Fria, os EUA e a URSS perderam interesse pela corrida espacial e passaram a priorizar a luta contra o terrorismo, principalmente após a invasão do Iraque e do Afeganistão e os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
[CORRETA] V - A corrida espacial teve início com o lançamento do Sputnik - primeiro satélite artificial da Terra – pela URSS, que, anos depois, mandou para o espaço o cosmonauta Yuri Gagárin, pioneiro das missões tripuladas.
A chegada do homem à lua trouxe avanços tecnológicos e foi possível graças à criação da NASA, durante a corrida espacial na Guerra Fria, que teve como início o lançamento do satélite soviético Sputnik (alternativa c- I, III e V estão corretas).
Durante a Guerra Fria, além da disputa militar, houve também uma competição pela superioridade científica e tecnológica. Os soviéticos obtiveram grandes vitórias, saindo na frente enviando o primeiro satélite artificial ao espaço e o primeiro ser humano a viajar fora da Terra. Para não perder poder durante a Guerra Fria, os Estados Unidos criaram a Nasa para disputar conquistas espaciais com a União Soviética.
Os soviéticos também demonstraram grande oposição aos Estados Unidos durante a corrida espacial. Com o fim da Guerra Fria uma nova ordem mundial foi observada, onde várias regiões do mundo passaram a exercer influência em diversos países, o que ficou conhecido como multipolaridade. A disputa nesta nova ordem passa a ser econômica ao invés de ideológica.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/1641500