Em 1999, a UNESCO convida Edgar Morin a expressar suas ideias sobre como deveriam ser construídos os alicerces para a educação do milênio. O resultado foi o texto “Os sete saberes necessários à educação do futuro”. Sobre esse texto é possível afirmar:
Escolha uma:
a. Localiza o indivíduo na realidade, observando-o como parte integrante da sociedade, não considerando portanto a realidade, uma vez que está se apresenta em sua forma dinâmica na construção histórica.
b. Considera o ser humano como integral, trazendo a essência do conhecimento ao saber ético e real, em detrimento dos problemas globais e locais.
c. Traz o indivíduo à realidade pautado nos conhecimentos globais e locais, considerando-o como ser integral, mantendo a ética e dando incentivo à ciência, mas também às incertezas do cotidiano.
d. Localiza o indivíduo em seu espaço e tempo, transpondo a ética a favor da ciência, convivendo e ressaltando sua integridade.
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Bom dia!
a. Localiza o indivíduo na realidade, observando-o como parte integrante da sociedade, não considerando portanto a realidade, uma vez que está se apresenta em sua forma dinâmica na construção histórica.
Falso. A teoria de Edgar Morín, denominada de teoria da complexidade, leva em consideração a realidade, a fim de relacioná-la aos indivíduos.
b. Considera o ser humano como integral, trazendo a essência do conhecimento ao saber ético e real, em detrimento dos problemas globais e locais.
Falso. Apesar de considerar o ser humano como integral, ele não desconsidera os problemas globais e locais, já que isso sera afirmar que os seres humanos não são integrais.
c. Traz o indivíduo à realidade pautado nos conhecimentos globais e locais, considerando-o como ser integral, mantendo a ética e dando incentivo à ciência, mas também às incertezas do cotidiano.
Correto. A perspectiva complexa de Morín considera a contextualização como fundamental, além de promover o reconhecimento do indivíduo em sua integralidade.
d. Localiza o indivíduo em seu espaço e tempo, transpondo a ética a favor da ciência, convivendo e ressaltando sua integridade.
Falso. A ética não deve ser transposta em favor da ciência.
a. Localiza o indivíduo na realidade, observando-o como parte integrante da sociedade, não considerando portanto a realidade, uma vez que está se apresenta em sua forma dinâmica na construção histórica.
Falso. A teoria de Edgar Morín, denominada de teoria da complexidade, leva em consideração a realidade, a fim de relacioná-la aos indivíduos.
b. Considera o ser humano como integral, trazendo a essência do conhecimento ao saber ético e real, em detrimento dos problemas globais e locais.
Falso. Apesar de considerar o ser humano como integral, ele não desconsidera os problemas globais e locais, já que isso sera afirmar que os seres humanos não são integrais.
c. Traz o indivíduo à realidade pautado nos conhecimentos globais e locais, considerando-o como ser integral, mantendo a ética e dando incentivo à ciência, mas também às incertezas do cotidiano.
Correto. A perspectiva complexa de Morín considera a contextualização como fundamental, além de promover o reconhecimento do indivíduo em sua integralidade.
d. Localiza o indivíduo em seu espaço e tempo, transpondo a ética a favor da ciência, convivendo e ressaltando sua integridade.
Falso. A ética não deve ser transposta em favor da ciência.
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