ENEM, perguntado por andreshampoo1383, 10 meses atrás

Em 1985, foram contabilizados 8.959 registrosde leishmaniose visceral desde os primeiros casosidentificados por Henrique Penna em 1932. Noentanto, esse quadro se agravou. O Ministério daSaúde registrou, no período compreendido entre 1990e 2007, 53.480 casos e 1.750 mortes. A leishmaniosevisceral está mais agressiva. Matava três de cada cempessoas que a contraíam em 2000. Hoje mata sete.Além disso, foi considerada por muito tempo umproblema exclusivamente silvestre ou restrito às áreasrurais do Brasil. Não é mais. Nas últimas três décadas,desde que as autoridades da saúde começaram aidentificar casos contraídos nas cidades, aleishmaniose visceral urbanizou-se e se espalhou porquase todo o território nacional. A chegada domosquito-palha às cidades foi acompanhada de umcomplicador. Com a sombra e a terra fresca dosquintais, o inseto encontrou uma formidável fonte desangue que as pessoas gostam de manter ao seulado: o cão, que contrai a infecção facilmente e setorna tão debilitado quanto seus donos.Uma doença anunciada. In: PesquisaFAPESP, n.o 151, set./2008 (com adaptações).A prefeitura de um município composto por umacidade de médio porte, zona rural e áreas de matanativa, solicitou a um biólogo que elaborasse um planode ação para evitar o avanço da leishmaniose visceralem sua região. O plano elaborado sugeria váriasações.Considerando o texto e a situação hipotética acimaapresentados, seria inadequada a ação quepropusesseA adotar medidas de proteção contra as picadas domosquito para trabalhadores que adentrem áreasde floresta próxima da cidade.B controlar a população de cães domésticos,incluindo a eutanásia de animais infectados emáreas com alta incidência de casos.C implementar sistema de coleta e tratamento deesgotos nas áreas em que houvesse altaincidência de casos.D controlar o desmatamento em áreas naturaispróximas da área urbana da cidade em questão.E promover medidas educativas da população,principalmente em relação aos hábitos domosquito transmissor.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
12

A alternativa C) é a correta.

Seria inadequada a ação que propusesse um sistema de coleta e tratamento de esgotos nas áreas em que houvesse alta incidência de casos.

A leishmaniose visceral é transmitida por picada de mosquitos, e não por água poluída.

O ideal seriam a instituição de medidas que visam a proteção em relação a picada, o controle da população de cães domésticos, o controle do desmatamento para impedir que os insetos saíssem das florestas e educar a população em relação ao mosquito.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes