Em 1980, Clara Nunes gravou Brasil Mestiço. Um de seus maiores sucessos, "Morena de Angola", é parte integrante desse disco.Sobre a influência angolana na mestiçagem no Brasil, deve-se considerar:(A) a presença angolana no Brasil é residual, sem impacto, e influenciou muito mais na área de ocupação espanhola do que na área de ocupação portuguesa nas Américas. (B) a mestiçagem no Brasil sempre foi identificada como procedente, principalmente, de nossa herança asiática, com presença predominantemente angolana. (C) a independência angolana estabeleceu o fim das relações com esse país, uma vez que o governo brasileiro apoiava a política colonial de Portugal. (D) a região de Angola foi um importante reservatório de escravos para os colonizadores portugueses; parte significativa desses cativos foi enviada compulsoriamente ao Brasil. (E) a mestiçagem constitui-se numa invenção, já que a ideia de raça tem sido reiteradamente criticada pelos biólogos e a influência angolana foi residual.
#UFF
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bom dia,
Monikmotta8985
A resposta da questão solicitada é:
(D) a região de Angola foi um importante reservatório de escravos para os colonizadores portugueses; parte significativa desses cativos foi enviada compulsoriamente ao Brasil.
Aproximadamente na década de 1690, as regiões de Angola e de Costa da Mina forneceram escravos para o Brasil. Os provenientes da Costa da Mina se destinaram em especial à Bahia, enquanto que os que vieram de Angola foram localizados na região do Rio de Janeiro. No século XIX, foram exportados para o Atlântico, aproximadamente 3,5 milhões de escravos
“Sucesso é o acúmulo de pequenos esforços, repetidos dia e noite” Robert Collier
Alternativa correta. (D) a região de Angola foi um importante reservatório de escravos para os colonizadores portugueses; parte significativa desses cativos foi enviada compulsoriamente ao Brasil.
A mestiçagem no Brasil era proveniente da vinda de diversos povos africanos para o Brasil, oriundo da Angola, principalmente, com o objetivo único de trabalhar de forma escrava aos senhores de engenho.
Além disso, passaram a haver relações sexuais não consensuais entre ambos, um dos elementos que levou à miscigenação racial que desenvolveu a diversidade étnico-racial no Brasil, embora haja grande preconceito e discriminação.