ENEM, perguntado por LuanPeterlevitz9273, 11 meses atrás

em 1964, com a instauração do regime militar, o foco para a educação deixou de ser progressista e libertador para se concentrar na ideologia de capital humano. sendo assim, a escola não deveria "perder tempo" formando sujeitos autônomos e que refletissem sobre suas próprias vidas, propondo mudanças e melhorias sociais. o modelo de escola que foi implantado nesse período foi: alternativas: a) escola tecnocrática. b) escola nova. c) escola crítica. d) escola marxista. e) escola cristã.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
3

É correta a alternativa A.

A escola tecnocrática (ou positivista, tecnicista) era aquela que via como função da escola única e exclusivamente formar mão-de-obra técnica para o mercado de trabalho, não sendo ela responsável por preparar para o pensamento crítico sobre a política ou a moral.

Vale ressaltar, contudo, que no período foram retiradas do currículo disciplinas associadas com a reflexão crítica (como filosofia) e incluídas outras que serviam de base para repetição dos valores morais vigentes, de modo que a escola não foi "afastada da política", e sim convertida para o modelo político que era a base da ditadura.

Perguntas interessantes