Biologia, perguntado por valdeilsonmonteiro, 10 meses atrás

Em 1964, a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) criou o que veio a se tornar o maior catálogo sobre o estado de conservação de espécie de plantas, animais, fungos e protozoários de todo o planeta: a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas (em inglês, IUCN Red List ou Red Data List). Segundo a própria organização, essa compilação tem como objetivos: fornecer informações com base científica sobre o estado das espécies e subespécies em um nível global; chamar a atenção do público para a magnitude e a importância da biodiversidade ameaçada; influenciar legislações e políticas nacionais e internacionais; e fornecer informações para orientar as ações para conservar a diversidade biológica.
 

O ECO. Entenda a classificação da Lista Vermelha da IUCN. 6 jan. 2014.​ Disponível em:

Sobre as categorias de conservação das espécies, analise as assertivas.

I. Quase ameaçada: uma espécie está quase ameaçada quando as melhores evidências disponíveis indicam que enfrenta um risco elevado de extinção na natureza em um futuro bem próximo, a menos que as circunstâncias que ameaçam a sua sobrevivência e reprodução melhorem.
​II. Vulnerável: a espécie é incluída nessa categoria quando, avaliada pelos critérios de classificação, está perto de ser classificada ou provavelmente será incluída numa das categorias de ameaça num futuro próximo.
III. Em perigo: quando a melhor evidência disponível indica que uma espécie provavelmente será extinta num futuro próximo.
​IV. Criticamente em perigo ou em perigo crítico: é a categoria de maior risco atribuído pela Lista Vermelha da IUCN para espécies selvagens.
 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por claudineyjango
3

Resposta:

Alternativa 4

Explicação: De acordo com a classificação realizado pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), em 1964, as espécies podem se encontrar em quatro tipos de categorias, em relação ao seu estado de conservação: pouco preocupante, ameaçado ou extinto.

A classificação "pouco preocupante" envolve espécies que apresentam um risco de serem ameaçadas, ao passo que a categoria "ameaçado" envolve espécies que estão em iminência de serem exintitas, enquanto as "extintas" se relacionam com espécies que não apresentam mais seres vivos na natureza.

Perguntas interessantes