Em 1940, quatro meses depois de construída, a ponte de tacoma narrows, nos eua, foi destruída pela ação do vento. Um vento que soprava moderadamente produziu uma força irregular que variava com a mesma frequência natural da ponte, provocando um aumento gradual em sua amplitude de vibração, até que a ponte entrasse em colapso. Hewitt, p. Física conceitual. Porto alegre: bookman editora, 2002 (adaptado). O fenômeno ondulatório descrito é conhecido como
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Acredita-se que causa do colapso da Tacoma Narrows Bridge tenha ocorrido pelo fenômeno da ressonância.
Segundo estudiosos, o vento acarretou em aumento da oscilação natural da estrutura da ponte até ter atingido o coeficiente máximo suportável pela estrutura, acarretando no colapso da edificação.
Porem, indo contra ao que se verifica em muitos livros de física, acredita-se que a movimentação que causou o colapso da ponte não foi resultado exclusivo de ressonancia, mas sim devido ao fenômeno de flutter aeroelástico que caracteriza-se por ser uma oscilação que acontece quando uma superfície estrutural sofre deflexões que geram um ciclo que causa oscilações na estrutura.
Você pode aprender mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/27696386
Perguntas interessantes
Administração,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Física,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás