ENEM, perguntado por luisainara4026, 11 meses atrás

Em 1938 o arqueólogo alemão Wilhelm König, diretor do Museu Nacional do Iraque, encontrou um objeto estranho na coleção da instituição, que poderia ter sido usado como uma pilha, similar às utilizadas em nossos dias. A suposta pilha, datada de cerca de 200 a.C., é constituída de um pequeno vaso de barro (argila) no qual foram instalados um tubo de cobre, uma barra de ferro (aparentemente corroída por ácido) e uma tampa de betume (asfalto), conforme ilustrado. Considere os potenciais-padrão de redução: (Fe2+|Fe) = -0,44 V;E*(H+|H2) = 0,00 V; e E*(Cu2+|Cu) = +0,34 V. Nessa suposta pilha, qual dos componentes atuaria como cátodo?O A tampa de betume.© O vestígio de ácido.© A barra de ferro.© O tubo de cobre.© O vaso de barro.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
88

Olá,

Ao analisarmos o exercício sobre o arqueólogo alemão Wilhelm König, diretor do Museu Nacional do Iraque, que fez uma descoberta sobre uma suposta pilha, a primeira coisa que devemos fazer é nos perguntar: quem sofre a menor redução? Trata-se do Ferro! Ou seja; nessa pilha, ele sofrerá oxidação.

Logo, percebe-se que há a redução do H+ (temos 2H+), onde ele transforma-se em hidrogênio, irá ocorrer na superfície do cobre.Desse modo, ele transforma-se em gás hidrogênio.

Ou seja; o componente que atua como cátodo é o tubo de cobre.

Abraços!

Respondido por jocajoseailtonnascim
0

Resposta:

Ao saber que o cátado é o polo positivo, observa-se nas informações apresentadas que o Cobre (Cu) está sendo o agente redutor +0,34V.

Logo será o tubo de ferro

Explicação:

Perguntas interessantes