Um dos teóricos da democracia moderna, Hans Kelsen, considera elemento essencial da democracia real (não da democracia ideal, que não existe em lugar algum) o método da seleção dos líderes, ou seja, a eleição. Exemplar, neste sentido, é a afirmação de um juiz da Corte Suprema dos Estados Unidos, por ocasião de uma eleição de 1902: “A cabine eleitoral é o templo das instituições americanas, onde cada um de nós é um sacerdote, ao qual é confiada a guarda da arca da aliança e cada um oficia do seu próprio altar”.BOBBIO, N. Teoria geral da política. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000 (adaptado).As metáforas utilizadas no texto referem-se a uma concepção de democracia fundamentada no(a)O justificação teísta do direito.© rigidez da hierarquia de classe.© ênfase formalista na administração.© protagonismo do Executivo no poder.© centralidade do indivíduo na sociedade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
56
As metáforas, apesar de carregarem uma tradição religiosa, não reafirmam características religiosas para a sociedade humana, apenas carregam uma mensagem cultural que seria compreendida de maneira plena pelos contemporâneos de Kelsen: o sentido delas é que cada pessoa, cada indivíduo, é central na sociedade e cabe a cada um cumprir com o seu papel de garantir que ela siga funcionando como deve.
Deste modo, elas colocam o indivíduo humano no centro da problemática, afastando a sociedade de uma hierarquização rígida.
É correta a alternativa E.
Respondido por
12
Resposta:
e) centralidade do indivíduo na sociedade
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás