História, perguntado por Millasquare, 1 ano atrás

Em 1934, foi fundada a Aliança Nacional Libertadora (ANL), que aglutinava grupos de oposição a Getúlio Vargas, sendo alguns de vertente comunista. Com o fechamento e a repressão à ANL, membros radicais iniciaram uma rebelião armada contra o governo Vargas em Recife, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro em 1935, que ficou conhecida como Intentona Comunista. Sobre esse episódio, leia o depoimento de Roberto Sisson, tenente aliancista, que participou dos levantes:
“Os movimentos do Rio Grande do Norte e do Recife não foram uma 'revolução comunista’, como os classificou a reação fascistizante. Como tampouco foi comunista a sublevação que pouco depois estalou no Rio de Janeiro, sob a responsabilidade de Luiz Carlos Prestes. Tais movimentos foram sublevações de quartel, dentro da mais rigorosa tradição revolucionária militar latino-americana. Pelos atos dos revolucionários e pelas palavras de seus chefes e líderes, hoje amplamente conhecidos, essa revolução foi espontânea, prestista, militar, nacional-libertadora e, portanto, anti-integralista, a favor da industrialização do país e pela democratização e eficiência do Exército nacional. [...] Não podia deixar de contar com o apoio da ANL e ser considerada como legítima continuação e desenvolvimento da gesta que desde 1922 se vem desenrolando no Brasil”.
SISSON, Roberto. In VIANNA, Marly de Almeida G. Revolucionários de 35: sonho e realidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 305.
De acordo com o texto, é correto afirmar:


(A)
O autor afirma que os movimentos são uma continuidade do Levante dos 18 do Forte de Copacabana, ocorrido em 1922.

(B)
Roberto Sisson defende que a rebelião armada de 1935 foi uma revolução comunista.

(C)
A Intentona Comunista foi um levante de caráter militar.

(D)
Os participantes da Intentona Comunista eram contra as ideias da Ação Integralista Brasileira.

(E)
O objetivo dos levantes de 1935 era instalar um governo comunista no Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por boracwb
6
(E)
O objetivo dos levantes de 1935 era instalar um governo comunista no Brasil.

Millasquare: certeza?
boracwb: Sim, pois o lider desse grupo ( esqueci o nome ) foi para a Rússia, e viu como "deu certo" o socialismo lá, então, quis implantá-lo aqui no Brasil também.
Perguntas interessantes